Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Contribuinte já pode adiantar preenchimento da declaração, que começa a ser entregue na quinta-feira (1º). Fique atento aos prazos e saiba como acessar o programa.

Acesse o site da Receita Federal

Clique aqui para baixar o programa de acordo com o sistema operacional do seu computador: Windows, Mac, Linux, Solaris etc. Se você possui certificado digital, pode fazer o preenchimento pelo atendimento virtual da Receita, o e-CAC.

De olho nos prazos

Agora que o programa está disponível, o cidadão tem oportunidade de adiantar o preenchimento da declaração e enviar dentro do prazo, que começa na próxima quinta-feira (1º) e termina em 30 de abril. Quem não entregar a declaração até essa data estará sujeito a multas de, no mínimo, R$ 165,74.

Dispositivos móveis

A partir da próxima quinta-feira (1º), a Receita Federal vai disponibilizar o programa Meu   Imposto de Renda para celulares e tablets que utilizam os sistemas operacionais Android e iOS. De acordo com o órgão, esse recurso ainda passa por ajustes e não poderá ser utilizado por todos os contribuintes. Clique aqui para saber mais.

Atenção para as mudanças

Este ano, a declaração do Imposto de Renda tem algumas novidades, como, por exemplo, a exigência do CPF dos dependentes com 8 anos ou mais. A partir de 2019, essa exigência vai se estender a todos os dependentes, de qualquer idade. Clique aqui para conhecer as novas regras do IRPF 2018.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil e da Receita Federal

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios