Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Contribuinte já pode adiantar preenchimento da declaração, que começa a ser entregue na quinta-feira (1º). Fique atento aos prazos e saiba como acessar o programa.

Acesse o site da Receita Federal

Clique aqui para baixar o programa de acordo com o sistema operacional do seu computador: Windows, Mac, Linux, Solaris etc. Se você possui certificado digital, pode fazer o preenchimento pelo atendimento virtual da Receita, o e-CAC.

De olho nos prazos

Agora que o programa está disponível, o cidadão tem oportunidade de adiantar o preenchimento da declaração e enviar dentro do prazo, que começa na próxima quinta-feira (1º) e termina em 30 de abril. Quem não entregar a declaração até essa data estará sujeito a multas de, no mínimo, R$ 165,74.

Dispositivos móveis

A partir da próxima quinta-feira (1º), a Receita Federal vai disponibilizar o programa Meu   Imposto de Renda para celulares e tablets que utilizam os sistemas operacionais Android e iOS. De acordo com o órgão, esse recurso ainda passa por ajustes e não poderá ser utilizado por todos os contribuintes. Clique aqui para saber mais.

Atenção para as mudanças

Este ano, a declaração do Imposto de Renda tem algumas novidades, como, por exemplo, a exigência do CPF dos dependentes com 8 anos ou mais. A partir de 2019, essa exigência vai se estender a todos os dependentes, de qualquer idade. Clique aqui para conhecer as novas regras do IRPF 2018.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil e da Receita Federal

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.