Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 60 presos da Delegacia de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Estado, já foram beneficiados com remição de pena a partir da iniciativa de um delegado de Polícia Civil. Denominado “Esperança”, o projeto oferece trabalhos e atividades aos detentos com bom comportamento e tem por finalidade a ressocialização dos presos provisórios e um direcionamento ao mercado de trabalho.

Uma portaria da Vara Criminal de São Miguel do Iguaçu possibilita a execução do projeto. Ele foi inaugurado em novembro de 2015 e atualmente atende um quinto dos presos que estão na delegacia da cidade. A cada três dias trabalhados, os detentos ganham um de remição. 

Idealizado pelo delegado Francisco Sampaio, o projeto contempla presos com bom comportamento, que são pré-selecionados a partir de uma análise das fichas criminais. “É uma forma de ajudar essas pessoas que, por falta de oportunidade, podem deixar de mudar e continuar no mundo do crime”, afirma.

ATIVIDADES - Trabalhos de confecção de fraldas, reparo em cadeiras de rodas e cuidados de uma horta de verduras e legumes próxima à delegacia fazem parte do rol de atividades desempenhadas pelos detentos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h até as 17h. O espaço destinado à horta foi doado por um morador próximo à delegacia que permitiu que os detentos fizessem a limpeza do terreno e utilizassem a área.

Segundo o delegado, o projeto possui professores voluntariados e recebe doações para a realização das atividades. A prefeitura é responsável por repassar a matéria-prima para confecção das fraldas. “Três dos detentos que receberam o treinamento de confecção conseguiram trabalhos na área”, acrescentou Sampaio.

Doze máquinas de costura – fruto de outra parceria – também estão à disposição dos detentos para trabalhos com camisaria. Eles podem participar de cursos de costura industrial, de eletricista residencial, além de poder receber noções de música.

Toda produção dos presos é direcionada, por meio do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), a entidades carentes da região, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o asilo local.

No início deste mês, o Projeto Esperança recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.