Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dois projetos do Ministério Público do Paraná foram selecionados para a segunda fase do Prêmio CNMP 2018: o espetáculo teatral “João Cidadão: um jeito simples de entender seus direitos”, na categoria Redução da Corrupção, e o “MP no Rádio e MP Responde”, na categoria Comunicação e Relacionamento.

A relação dos 45 projetos selecionados para a segunda fase do prêmio, sendo cinco em cada uma das nove categorias, foi divulgada nesta quinta-feira, 21 de junho, pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). No dia 1º de agosto, a Comissão Julgadora do Prêmio definirá os três finalistas de cada categoria e os vencedores serão conhecidos no dia 13 de setembro, na abertura do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Confira a lista dos selecionados nesta etapa.

MP no Rádio e MP Responde

Desenvolvido desde junho de 2016 pela Assessoria de Comunicação, o MP no Rádio é realizado em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). Por meio da iniciativa, são produzidos, semanalmente, programas de entrevistas com membros do MPPR que falam sobre temas ligados à atuação institucional em diversas áreas, como direito de família, saúde, patrimônio público, educação, meio ambiente e segurança, entre várias outras de interesse público. As entrevistas são disponibilizadas para distribuição e download gratuitos em rádios universitárias, comunitárias, educativas ou comerciais. Nos últimos 12 meses, após ajustes feitos no formato do programa a partir de pesquisa de opinião realizada junto às rádios que utilizam o programa em sua programação, o projeto passou por expressivo aumento de seu alcance, passando de uma média de 38 downloads das entrevistas para 91 downloads, uma alta de 139%. Em conjunto a esse crescimento, foi criado um novo produto: o MP Responde, que traz spots de perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns da população a respeito do trabalho do Ministério Público.

João Cidadão

Em 2017, a história do personagem “João Cidadão”, projeto do CNMP, foi transformado em peça teatral pelo Ministério Público do Paraná. O objetivo da iniciativa foi aproximar ainda mais a proposta da comunidade, especialmente os jovens. O espetáculo “Um jeito simples de entender seus direitos” foi concebido, a partir da cartilha do projeto João Cidadão, pela Cia dos Palhaços, grupo de teatro que une técnicas de circo, comédia, improvisação e música, com a utilização de uma linguagem leve e divertida. Na apresentação de estreia da peça, aberta à população e que ocorreu no Teatro Guaíra, em Curitiba, mais de 2 mil pessoas estiveram presentes. Durante os meses de agosto e setembro do último ano, foram promovidas diversas sessões voltadas a estudantes das redes de ensino pública e particular de Curitiba e região, tendo sido alcançado um público estimado de 12 mil alunos. Nas apresentações, exemplares da cartilha, que aborda diversos temas como o combate à corrupção, o direito à educação e à saúde e a inclusão social, com uma linguagem voltada aos jovens, foram distribuídas ao público. O coordenador do projeto no MPPR é o promotor de Justiça Eduardo Cambi.

Reconhecimento

O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do planejamento estratégico nacional da instituição. Ao todo, são nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.