Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, anunciou nesta quarta-feira (19) que mais de 300 rádios do Paraná vão transmitir diariamente mensagens institucionais sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação foi articulada pelo Governo do Estado com Organizações Não Governamentais, entidades com atuação relacionada ao tema e com a Associação de Rádio e Difusão do Paraná (Aerp). A Aerp enviará as mensagens para suas filiadas, instaladas em todos as regiões do Paraná.

De acordo com Cida Borghetti, o objetivo da campanha de rádio é conscientizar a população para os crimes que atingem a mulher e, ao mesmo tempo, conclamar as próprias mulheres, seus familiares e pessoas próximas, para que denunciem o agressor. "Sugerimos a ideia, que foi prontamente acatada pelo presidente da Aerp Marcio Villela, e por sua diretoria", disse. 

O anúncio foi feito durante a abertura do VII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizado em Foz do Iguaçu, com a presença de juízes, desembargadores e representantes de entidades da defesa da mulher de todo o País e do Paraguai. 

ESTATÍSTICA – Cida Borghetti afirmou que no Brasil os números sobre a violência doméstica e familiar ainda são "altos e impactantes". O Mapa da Violência de 2013 mostra que entre 2001 e 2011 o índice de homicídios de mulheres aumentou 17,2 %, com a morte de 48 mil brasileiras nesse período. Só em 2011, mais de 4,5 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. “São crimes que não podem e não devem ficar impunes”, ressaltou.

A vice-governadora recordou ainda sua experiência como parlamentar nas duas casas legislativas, nas quais apresentou vários projetos para as áreas de atendimento à mulher e à primeira infância e chamou atenção para a situação das mulheres no Brasil. “Além do combate à violência, temos que melhorar as condições de saúde, educação e moradia. Todo ano, por exemplo, quase 60 mil mulheres recebem diagnóstico de câncer de mama e 14 mil morrem pela demora em detectar a doença”, destacou a vice-governadora.

CONVITE – A presidente do VII Fórum, juíza Maria Domitila Prado Mansur Domingos, convidou a vice-governadora para detalhar o funcionamento dos Centros de Diagnóstico de Câncer de Mama no Paraná, instalados nas regiões de Maringá, Londrina e Cascavel, no próximo encontro em São Paulo. 

Estiveram presentes no evento o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcelos, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o prefeito de Foz, Reni Pereira, a representante do Ministério das Mulheres do Paraguai, Carolina Ramirez, e membros dos Ministérios Público Estadual e Federal.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.