Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Receita Federal esta adotando um novo procedimento em sua rotina de trabalho, a Fiscalização de Conformidade Setorial, que consiste em primeiramente alertar o contribuinte de eventuais problemas com o IR antes que seja estabelecida uma fiscalização formal do problema, dando assim ao contribuinte a oportunidade de fazer uma retificação evitando a aplicação de multas. Aqueles que forem comunicados devem procurar o mais breve possível o serviço do contador ou do Sindicato Rural Patronal de sua região. Também os que não receberem o aviso, mas que entregaram produtos rurais a cooperativas, frigoríficos e empresas em geral de recebimento desses produtos, devem  fazer a declaração do IR, pois estão sendo monitorados.

Na jurisdição de Londrina, estão municípios da região de Londrina, Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Com base em cruzamento de informações de cooperativas, empresas privadas de recebimento de grãos e frigoríficos localizados em todo o país, foram constatadas inúmeras divergências.

 “Esses produtores rurais precisam regularizar sua situação o quanto antes”, alerta o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio. Ele, assim como a diretoria da entidade e também do Sindicato Rural Patronal de Londrina, destacam a importante mudança nos procedimentos da Receita Federal, que está comunicando e orientando esses produtores antes que sejam emitidas as multas, que podem agravar muito a situação. “Portanto, como entidade que representa o produtor, a SRP orienta os produtores que procurem, imediatamente, seu contador ou o sistema de apoio contábil dos sindicatos rurais”, ressalta Sampaio.

O delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cézar Cardoso, informa que os produtores rurais que receberem o aviso deverão dar andamento ao procedimento de forma on-line, tendo em vista que devido à pandemia o atendimento presencial na sede da Receita Federal esta restrito.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.