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Pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT) divulgada nesta quarta-feira (4) aponta que as rodovias do Paraná são as melhores da região Sul. Foram avaliados 5.996 quilômetros de rodovias que cortam o Estado.

Cerca de 47% das rodovias avaliadas no Paraná estão em ótimas e boas condições e 33,3% são regulares. Ficam acima também da média nacional - 42,7% de estradas ótimas e boas.

De acordo com a pesquisa, o Paraná tem 2.587 quilômetros de rodovias em ótimas ou boas condições. Entre as rodovias em bom estado estão PRs-092, 151, 407, 158, 239, 442, 460 e 445. Também estão incluídas na lista de rodovias em bom estado as BRs-116, 277, 376, 480 e 369.

“É o resultado do investimento que o governo estadual vem fazendo para recuperar a malha rodoviária. Nossas obras são feitas com recursos próprios do Paraná, diferentes de outros Estados que têm recebido grandes aportes federais”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Na região Sul, Santa Catarina está em segundo lugar com 38,3% das rodovias em ótimas e boas condições; 36,4% estão regulares; e 25,2% em condições ruins e péssimas. Já o Rio Grande do Sul está com 26,4% das rodovias em ótimas e boas condições; 49,2% regulares; e 24,4% ruins e péssimas.

A nota do Paraná evitou que a média da região Sul caísse neste ano, em função dos resultados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo a pesquisa da CNT, a média paranaense supera as notas regionais brasileiras do Centro-Oeste, Norte e do Nordeste.

INVESTIMENTOS - O Paraná conta com 721,7 quilômetros de estradas em obras, concluídas e em projeto. O investimento é de R$ 1,8 bilhão e a previsão é que mais R$ 2,4 bilhões sejam aplicados em novas obras.

Estão em andamento as duplicações da Rodovia do Café, com 231 quilômetros, onze deles já entregues; Mandaguaçu/Nova Esperança (BR-376), de 23 quilômetros; Floresta/Campo Mourão (PR-317), com 53 quilômetros, 25 entregues; Matelândia/Ramilândia (BR-277), com 5,3 quilômetros; Apucarana/Jandaia do Sul (BR-376), onze quilômetros; Pontal do Paraná (PR-407), 3,5 quilômetros; Curitiba/Piraquara (PR-415), de quatorze quilômetros; Curitiba/Colombo (PR-417), primeira etapa de 6,5 quilômetros; Londrina (PR-445), 22,5 quilômetros, 12 já entregues).

Outras duplicações foram concluídas: na BR-277, de Guarapuava ao distrito de Relógio, com 6,5 quilômetros, e de Medianeira a Matelândia, com 14,4 quilômetros; na PR-445, onze quilômetros entre Londrina e Cambé; na PR-323, quatro quilômetros entre Maringá e Paiçandu; e os contornos de Campo Largo e Mandaguari.

Segundo Richa Filho, o Governo do Paraná continuará investindo em manutenção e ampliação da capacidade de tráfego nas rodovias estaduais. “Com esses investimentos vamos ampliar a segurança dos motoristas e melhorar o escoamento de mercadorias paranaenses”, disse o secretário.

Secretaria de Infraestrutura e Logística                            
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