Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As instituições e a sociedade brasileira devem agir para salvar a luta contra a corrupção e o regime democrático: as gravíssimas revelações do ex-ministro Sergio Moro precisam ser apuradas

O Brasil sofreu hoje um gravíssimo retrocesso institucional para a luta contra a corrupção e mais um estarrecedor avanço autoritário sobre seu regime democrático.

A interferência política sobre as instituições de controle já era um problema que vinha se agravando no governo de Jair Bolsonaro, erodindo a independência duramente conquistada por estes órgãos e que garantiram os avanços recentes do país no combate à corrupção. Este ataque às instituições, como é sabido, está longe de ser um ato isolado em um governo marcado pelo aviltamento do sistema democrático.

Agora, com revelações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que o presidente da República busca exercer controle sobre órgão policial para obtenção de inteligência e obstrução de investigações – e quem sabe para quais outras intenções persecutórias –, as ameaças a que o país está exposto com seu atual governo alcançaram patamar inédito. A sociedade e as instituições devem reagir firmemente e conter os avanços deste governo sob pena de não apenas retroceder à impunidade, mas ao esfacelamento democrático.

Em 2019, a Transparência Internacional denunciou, em sua retrospectiva anual e em relatório dirigido aos organismos internacionais, o processo de desmanche dos marcos legais e institucionais brasileiros de combate à corrupção, além dos ataques à imprensa e à sociedade civil.

O Brasil não deve tolerar mais um avanço autoritário e precisa responder a estas ameaças que a cada dia se revelam mais audazes.

A Polícia Federal, seus membros e associações de classe, devem resistir, nos marcos da lei, a qualquer tentativa de instrumentalização por trocas em sua direção geral e superintendências.

A Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal devem investigar os crimes de falsidade ideológica, prevaricação, coação, advocacia administrativa, obstrução de justiça e corrupção passiva possivelmente cometidos pelo Presidente da República.

O Congresso Nacional deve deliberar sobre o crime de responsabilidade potencialmente cometido pelo Presidente da República e, se constatado, aplicar as sanções correspondentes.

A sociedade brasileira deve acompanhar com máxima atenção e cobrar com rigor que a lei, as instituições e os valores democráticos prevaleçam no país.

Diferentemente do que disse o presidente da República em pronunciamento à nação, a “fonte da corrupção" não se esgotou em seu mandato. Ao contrário, o progressivo deterioramento dos marcos legais e institucionais promovido por seu governo enfraqueceu a capacidade do país de responder ao problema. Esta realidade se refletiu na última edição do Índice de Percepção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional, quando o Brasil alcançou a pior colocação em toda a história do ranking: o 106º lugar entre 180 países e territórios, com 35 pontos (em uma escala de 0 a 100).

Aqui, como no resto do mundo, a Transparência Internacional chama a atenção para a armadilha autoritária no enfrentamento da corrupção. Esta é uma luta que se vence não com heróis, mas com instituições fortes e uma cidadania com plenas garantias e liberdades. Continuaremos nossa luta em nome do que ela mais fundamentalmente representa: uma luta por direitos.

Transparência Internacional - Brasil - brasil@br.transparency.org

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.