Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A água própria para consumo ainda é um sonho para três em cada dez pessoas em todo o mundo, o equivalente a 2,1 bilhões de seres humanos, segundo novo relatório do Fundo Mundial para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). No documento do Programa Conjunto de Monitoramento (JMP), o número dobra quando se trata de esgoto: 4,5 bilhões carecem de saneamento gerenciado de forma segura. No Paraná a situação é bem diferente. De acordo com a Sanepar, a empresa oferece água tratada a 100% dos clientes nos municípios que atende e a cobertura de esgoto no Estado chega a 70%.

O relatório é a primeira avaliação global dos serviços de água potável e saneamento ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e alerta para os problemas de saúde e desigualdades sociais. Os ODS colocam como meta o acesso universal aos serviços básicos de saneamento até 2030, mas o documento reconhece que, em 90 países, o progresso nos serviços de água e esgoto é muito lento.

Unicef e a OMS chamam a atenção para a morte de 361 mil crianças menores de cinco anos, anualmente, por causa de diarreia, doença ligada à falta de saneamento e à água contaminada. Como a diarreia, também a cólera, disenteria, hepatite A e febre tifoide estão ligadas a esses problemas.
“Água segura, saneamento eficaz e higiene são fundamentais para a saúde de cada criança e de cada comunidade e, portanto, são essenciais para a construção de sociedades mais fortes, saudáveis e mais equitativas”, explica Anthony Lake, diretor executivo do Unicef. “Na medida em que melhoramos esses serviços nas comunidades mais desfavorecidas e para as crianças mais desfavorecidas hoje, nós lhes conferimos uma chance mais justa para um futuro melhor”.

Para o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, o documento do Unicef e da OMS é um alerta que precisa ser encarado de forma corajosa. “O saneamento é um direito que dá dignidade às pessoas. A Sanepar tem buscado, incansavelmente, recursos financeiros e humanos para que os serviços cheguem a toda a população de todos os municípios que atende, já oferecendo água tratada a 100% de seus clientes” disse.

Ele destaca que o índice de cobertura com esgoto no Estado chega hoje a 70%. “São números robustos se comparados à realidade de muitos estados brasileiros e à realidade mundial. Mas não vamos parar por aí. Nossa meta é a universalização”, explica. Chaowiche lembra ainda que a empresa, em parceria com as prefeituras e comunidades, trabalha em áreas rurais e isoladas, com uma equipe especializada para o atendimento em saneamento rural.
A Sanepar investiu R$ 742,4 milhões para manutenção e ampliação de seus serviços, agregando 46 mil novas ligações de água e 94 mil ligações de esgoto, apenas em 2016. No Paraná, a empresa possui 164 estações de tratamento de água, 239 de esgoto, três aterros sanitários e quase 85 mil quilômetros de tubulação.
Para garantir a qualidade de seus serviços, a companhia fez mais de 1,7 milhão de análises de água e 44,49 mil de esgoto no ano passado. “A qualidade da água está diretamente ligada ao cuidado com o esgoto. Hoje, 100% do que coletamos de esgoto é tratado antes de ser devolvido aos rios”, destaca o presidente da empresa.
Além disso, acrescenta Chaowiche, a Sanepar desenvolve e atua em parceria em diversos programas de despoluição de rios e cuidados com matas ciliares e faz constantemente diversas pesquisas científicas sobre tecnologias para melhoramento dos serviços e proteção ambiental.

“Buscamos e apoiamos a proteção legal de florestas, como a dos Mananciais da Serra, de onde vem boa parte da água que abastece Curitiba e a Região Metropolitana, por exemplo. Só em programas de educação ambiental, investimos R$ 6,9 milhões no ano passado. E não vamos parar. Evitar a poluição passa pela conscientização da sociedade e é papel social da Sanepar a luta pela natureza”, afirma o presidente.

SAÚDE PARA TODOS - A companhia assinou em outubro de 2016 o termo de compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “A Sanepar já contribui para o atendimento dos ODS por ter a visão de universalizar os serviços de saneamento para a população do Paraná.

Algumas das iniciativas da Sanepar com relacionadas aos ODS são o programa Tarifa Social, ligado ao Objetivo 1, que prevê a erradicação da pobreza, e o programa de destinação do lodo de esgoto para a agricultura, ligado ao Objetivo 2, que defende a agricultura sustentável.

Mounir menciona outras ações da empresa ligadas aos ODS, como a elaboração do inventário de gases de efeito estufa da Sanepar (Objetivo 13, que propõe o combate às mudanças climáticas) e as pesquisas de inovação em saneamento e iniciativas concretas de produção de energia elétrica a partir do lodo de esgoto, ligadas aos Objetivos 9 e 7 (Indústria, Inovação e Infraestrutura e Energia Limpa e Acessível), respectivamente.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.