Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Manutenção e cuidados com a piscina são essenciais

Temperaturas elevadas provocam aumento no consumo de água e muitas vezes fazem com que as pessoas tenham atitudes que levam ao desperdício. Junto com banhos mais demorados, irrigação de jardins e lavagens de calçadas, o uso de piscinas particulares, principalmente as de plástico, pode surpreender os proprietários destes imóveis com a chegada da conta de água.

A quantidade de água usada em uma piscina de 5 mil litros, por exemplo, corresponde ao volume suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por 15 dias.  Por causa disso, a Sanepar alerta os moradores com residências com piscina sobre a importância das manutenções constantes para garantir a qualidade da água e orienta para que a complementação do nível da piscina seja realizada fora dos horários de pico, antes das 10 horas da manhã ou à noite, depois das 22 horas.

No caso das piscinas plásticas, há outras duas dicas essenciais para quem quiser evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada para evitar que sujeiras caiam na água, e, também, para evitar que a incidência da luz solar provoque a eutrofisação, processo que provoca a proliferação de algas na água e também a aparição de outras bactérias. Cobrir a piscina também evita que ela se transforme em foco do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).

A outra dica é não descartar todos os dias a água destas piscinas, evitando o gasto excessivo com a reposição da água. Considerando a perda na evaporação, principalmente em dias quentes, armazenar a água de chuva para a reposição também é uma boa solução. O ideal é implantar conectores nas saídas das calhas para direcionar a água da chuva. 

Em relação às piscinas de fibra ou alvenaria é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.  

É importante que os moradores também reutilizem a água. Quando houver necessidade de descarte da água da piscina, o ideal é que a água seja armazenada em baldes e bacias para depois servir na lavagem de carros e calçadas, em vez de gastar novamente água tratada para essas atividades.

Asimp/Sanepar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.