Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a que apresenta a melhor performance em inovação na categoria Estatais e Filantrópicas do Sul do Brasil, no ranking da Revista Amanhã, que chegou às bancas nesta semana. A Copel foi premiada como segundo lugar nesta mesma categoria. O Hospital Casa de Misericórdia, também paranaense, conquistou a quarta posição.

Entre os fatores que credenciaram a Sanepar como líder da premiação, destacam-se os 12 contratos e convênios de cooperação técnica internacional e os 20 nacionais. Como resultado destas parcerias, nos dois últimos anos, a Sanepar gerou mais de 100 iniciativas em busca de soluções tecnológicas, sustentáveis e inovadoras para seus processos de água, de esgoto, de resíduos sólidos, energia, automação e gestão para o saneamento. No período, também foram produzidas 50 publicações científicas e técnicas e 43 produtos aplicáveis.

Com equipe permanente de pesquisadores e a Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento compondo a estrutura formal da empresa, a Sanepar tornou-se referência nacional em sua área de pesquisas. “A Companhia se destaca pela sua capacidade de inovar”, afirma o presidente, Mounir Chaowiche. Ele cita como exemplo o projeto inovador de microgeração de energia elétrica em adutoras de água por meio de bombas que operam como turbinas. “Além desta, temos dezenas de iniciativas bem-sucedidas”, destaca ele.

A ESCOLHA – O ranking Campeãs da Inovação está na 14.ª edição e neste ano traz duas novidades: a metodologia e a criação das categorias Estatais e Filantrópicas, vencida pela Sanepar, destinada a empresas públicas e entidades filantrópicas e Ensino & Pesquisa, voltada para universidades e centros de pesquisa. A metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) foi aplicada no certame pelo IXL- Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA).

O Gimi foi criado por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação que auxiliam pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais. São avaliados aspectos como processos, estratégia e recursos voltados à inovação.
Além da Sanepar, entre as estatais e filantrópicas mais inovadoras do Sul aparecem outras duas paranaenses: a Copel, em segundo lugar, e o Hospital Casa de Misericórdia, que conquistou a quarta posição.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.