Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participa da 44ª edição da Expoingá, que começou nesta quinta-feira (5) e vai até 15 de maio, em Maringá. Neste ano, a empresa apresenta duas atrações no estande montado próximo ao pavilhão azul. O ônibus EcoExpresso Sanepar, que explica por meio de maquetes o caminho da água do rio ao rio, e o piso interativo, que demonstra aos visitantes a forma correta de se fazer a ligação da residência à rede de esgoto. 

No EcoExpresso, os visitantes conhecem os processos pelos quais passa a água, desde a sua captação e tratamento para consumo, até a coleta e tratamento do esgoto gerado em suas casas – tudo por meio de uma sequência de maquetes. O ônibus, que tem viajado por todo o Estado, permite a participação de cerca de 20 pessoas por vez e possui elevador de acesso para cadeirantes. 

Quem passa pelo estande da empresa recebe informações sobre a importância de fazer corretamente as interligações das tubulações internas do imóvel na rede de esgoto e na galeria de águas pluviais. O público também é orientado sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário, que não deve receber lixo, como papel higiênico, fraldas, absorventes, fio dental e outras embalagens. 

De acordo com o gerente-geral da Sanepar na região, Sergio Veroneze, Maringá possui 1.690 quilômetros de rede de esgoto e o mau uso do sistema pode gerar muitos transtornos. “O uso do vaso sanitário como lixeira, por exemplo, pode causar entupimentos nas tubulações do imóvel e nas redes da Sanepar, provocando extravasamentos e o retorno do esgoto para a residência”, explica Veroneze. 

A falta de caixas de gordura e de inspeção, além do lançamento indevido de óleo de cozinha na pia, também podem causar problemas às redes coletoras e ao processo de tratamento. 

O estande da Sanepar aborda diferentes temas ligados à preservação ambiental, buscando, de forma didática, conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos mananciais, do uso racional da água e da ligação correta das residências na rede de esgotamento sanitário. Ele está aberto à visitação durante a semana, das 14h às 22h, e nos fins de semana, das 10h às 22h, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.