Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) não usa nenhum tipo de larvicida no processo de tratamento da água. Para eliminar micro-organismos, a Sanepar aplica o cloro devido a sua alta eficiência e poder de deixar residual em toda a extensão do processo de distribuição, evitando contaminação da água após deixar as estações de tratamento da empresa. 

A engenheira responsável pelos laboratórios, Eloize Motter, explica que o Ministério da Saúde recomenda a utilização de larvicidas somente em situações especiais. “Os larvicidas são usados para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti em locais onde a água fica parada, como ralos, calhas e recipientes de armazenamento, entre outros”. 

O técnico químico Edvaldo Kulcheski, da Unidade de Serviço de Avaliação e Conformidades da Sanepar, lembra que para erradicar o Aedes aegypti e todos os seus possíveis criadouros é necessário adotar uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada. 

“Alguns minutos de vistoria são o suficiente para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Outras iniciativas de proteção individual também podem complementar a prevenção das doenças, como o uso de repelentes”, comenta o técnico. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.