Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Glauco Machado Requião, e o gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar estiveram na Coréia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos em busca de novas parcerias e troca de experiências na área da eficiência energética.

Mounir Chaowiche assinou dois Memorandos de Entendimentos com representantes dos Governos Metropolitanos de Seul e Gyeongju. Os acordos garantem a parceria técnica entre as empresas de saneamento locais e a Sanepar.

“Durante a semana nós visitamos fábricas que produzem tecnologias que melhoram a eficiência dos processos de saneamento. A Sanepar já é destaque por sua capacidade de inovar e isso contribui para o desenvolvimento de novas parcerias. Os acordos internacionais que assinamos durante a missão promovem a otimização de processos e desenvolvimento técnico e científico dentro da companhia”, disse Chaowiche.

A Coréia do Sul é referência na área de saneamento ambiental pela atuação inovadora. O Departamento de Águas do Governo de Seul, a Arisul, é uma das principais companhias de saneamento do mundo e presta serviços de tratamento e distribuição de água para cerca de 10 milhões de habitantes.

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a missão internacional da Sanepar visitou a Acciona, empresa espanhola do setor de reúso de água e utilização de energias renováveis. A empresa conduz projetos que são referência mundial na cidade de Dubai.

A Sanepar trabalha com uma extensa rede de pesquisas que envolve os colaboradores da Companhia, universidades e empresas operadoras do Brasil e Exterior.

“Por meio de contratos de parceria e convênios, a Sanepar utiliza a inteligência e a informação disponíveis na academia e no mercado a serviço do saneamento no Estado do Paraná”, afirmou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Machado Requião. Essas cooperações têm por objetivo o desenvolvimento técnico e científico dentro da Companhia.

A Sanepar possui atualmente cinco acordos de cooperação técnica internacional em andamento: Unam, México, para o desenvolvimento de projetos na área de pós-tratamento de esgoto; University of Stuttgart – Alemanha, para a execução de projetos nas áreas de pós-tratamento de esgoto e de resíduos sólidos; Unesco-IHE - Holanda, para a realização de projetos voltados para o controle de odor; GIZ – Alemanha, para a execução de projetos na área de aproveitamento energético de biogás; University of North Texas – Estados Unidos e University College London – Inglaterra, por intermédio da UEPG, para o desenvolvimento de projetos na área de tratamento de água.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Além de desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de água, esgoto e resíduos sólidos, a Sanepar tem buscado identificar cenários e oportunidades de implementação de projetos de conservação e uso racional da energia em seus processos.

O objetivo desses projetos é maximizar o rendimento de instalações hidráulicas e elétricas, majorar o aproveitamento dos recursos aplicados e minimizar custos e impactos ambientais.

Nos últimos anos, a empresa tem sido protagonista em diversos fóruns nacionais e internacionais ligados ao tema. A geração de energia elétrica em adutoras de água por meio de bombas operadas como turbinas é um dos projetos inovadores da companhia na área de eficiência energética.

A Sanepar também se destaca nacionalmente no desenvolvimento de projetos associados com a medição e o aproveitamento energético de biogás em Estações de Tratamento de Esgoto. Com o projeto implementado na ETE Ouro Verde – Foz do Iguaçu a Sanepar foi a primeira companhia de saneamento do Brasil a possuir um sistema de geração distribuída de energia elétrica movido a biogás proveniente do tratamento de esgoto doméstico conectado a rede de distribuição e cadastrado junto a Aneel.

A empresa participa do Programa Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás). Integra uma sociedade de propósito específico, denominada CSBioenergia, com o intuito de implementar um projeto inovador de geração de energia elétrica a partir do biogás procedente da co-digestão de lodos e de resíduos orgânicos na ETE Belém.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.