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Iniciativa contemplou micro e pequenas empresas que fazem parte do Programa ALI; objetivo das rodadas é ampliar o mercado de atuação dos empreendedores e estimular networking

O Sebrae/PR realizou na última semana duas Rodadas de Oportunidades para estimular clientes da entidade a ampliarem o networking, conhecerem novos parceiros comerciais e abrirem novos mercados. Na quarta-feira, dia 27 de abril, empreendedores de diversas áreas apresentaram seu negócio e conheceram produtos e serviços de outras empresas durante a primeira Rodada de Oportunidades. Em cada rodada, com duração de 15 minutos, sete empresários dividiram a mesma mesa e tiveram dois minutos cada um para falar do seu empreendimento e mostrar o diferencial dos negócios para os demais participantes. Cada empresário teve a oportunidade de participar de várias rodadas e, no período de duas horas, teve a chance de trocar informações com outros 48 empreendedores.

De acordo com Ricardo Magno, consultor do Sebrae/PR, a intenção das rodadas é promover o relacionamento entre os empresários para que eles possam trocar ideias, potencializar o conhecimento e, consequentemente, aumentar o desenvolvimento e a competitividade dos negócios. Segundo ele, estratégia vem sendo adotada desde o ano passado.

“Nosso objetivo é criar um espaço onde as pessoas conversem. Nas rodadas de 2015, colocamos os clientes do Sebrae/PR do Programa ALI em contato direto com empresas fornecedoras de soluções para estimular a inovação e multiplicar os conhecimentos desses empreendedores. Em 2016, a lógica das rodadas é a mesma: aproximamos empresários de diversas áreas para proporcionar a eles novos contatos que possam fomentar novas parecerias e negócios no futuro”, explica Ricardo Magno.

Ele acrescenta que a intenção do Sebrae/PR é levar o modelo das rodadas para clientes de outros projetos, ainda em 2016. “Pretendemos realizar mais duas edições das Rodadas de Oportunidades ainda neste ano. Temos mais de 500 empresas cadastradas, que participam de projetos promovidos pela entidade em diversas áreas, que podem ser beneficiadas com a iniciativa. O resultado tem sido excelente. As rodadas dão condição para que a empresa possa ampliar sua atuação no mercado”, conta Magno.
Para Rogério Rodrigues Bueno, da empresa Sanehidro, as rodadas são excelentes. “Já participo desde o ano passado. É Bem produtivo. É uma forma de ter contato com vários segmentos e ver se surge algum potencial negócio. Além disso, é uma ferramenta de marketing da empresa. Afinal, “quem não é visto não é lembrado”, como diz o ditado”, argumenta Bueno.

 José Ricardo Aparecido, da Visual Tec, participou pela primeira vez de uma rodada de negócios e ficou entusiasmado. “É um modo de expor meu produto e ganhar novos clientes. Achei bem interessante. O que mais chamou a atenção foi à diversidade de produtos apresentados. A expectativa agora é de realizar negócios após a rodada”, diz.

Compras Públicas

As compras governamentais são uma estratégia para alavancar o faturamento das empresas de pequeno porte, por meio da venda para o poder público ou empresas de economia mista. Pensando nisso, na última quinta-feira, as rodadas de negócios aproximaram os empresários de compradores do poder público, centrais de negócios e de grandes empresas da iniciativa privada.

“Em tempos de crise, procuramos mostrar alternativas para ampliar mercados, visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas que são clientes do Sebrae/PR. Muitos empresários que participaram das rodadas nunca pensaram em ingressar nesse segmento, que é tão promissor. Para se ter uma ideia, em Londrina e região, o orçamento destinado às compras públicas chega a R$1,5 bilhão por ano. No Brasil, é ainda maior e está em torno de R$ 700 bilhões”, destaca Sergio Ozorio, consultor do Sebrae/PR.

Na opinião do consultor, ingressar no mercado local de compras públicas é apenas o primeiro passo para as empresas “alçarem voos mais altos”. Conforme Ozorio, a partir do momento em que uma empresa se ajusta para vender para o poder público dentro do Estado, já está apta para entrar em novos mercados, basta se adaptar à logística.

“Quando falamos em compras públicas, pensamos imediatamente em desenvolvimento econômico. As compras públicas aquecem a economia local à medida que permitem que o dinheiro circule naquele município e estado. Além disso, quando as empresas vencem processos licitatórios em outros estados, trazem mais receita e contribuem com a economia do local onde estão inseridas”, explica Ozorio.

Ele acrescenta que as rodadas de negócios voltadas para o mercado de compras públicas têm o objetivo de fidelizar os clientes do Sebrae/PR. “É mais um produto que colocamos a disposição das empresas que participam do Programa ALI. Notamos que eles estão bastante contentes, porque além de receberem consultoria, também estão trabalhando na vertente de ampliar os negócios. Esse é o grande diferencial: aumentar o leque de oportunidades para nossos clientes”, conclui.

Resultados

Jaqueline Alves, da Secretaria do Trabalho da Prefeitura de Londrina, já participou de cinco rodadas de negócios e, para ela, a ação gera bons resultados. “É ótimo para fazer contato com os empresários. Em ocasiões como essa temos a oportunidade de conhecer novos fornecedores e evitar comprar produtos de baixa qualidade nas licitações. Nosso orçamento anual para compras giram em torno de R$ 150 mil e  acreditamos que comprar de empresas locais é mais vantajoso, inclusive para a logística”, avalia.

Para Mario Henrique Cardoso, da Padaria Verde, o balanço das rodadas também é positivo. “É uma oportunidade para fazer contatos e mostrar nosso trabalho, que é diferenciado. Nossa intenção, na rodada, é ampliar nosso mercado de atuação e fornecer alimentos nas confraternizações empresariais e coffee breaks”, finaliza.

Asimp/Sebrae/PR

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