Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com 22 finalistas, etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ocorre em Curitiba, em 4 de abril; mais que reconhecimento, ação visa levar soluções de sucesso a outros municípios

Mais do que serem reconhecidas, boas iniciativas de municípios paranaenses focadas na melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas devem ser disseminadas como referenciais. É esse o objetivo do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que, pelo nono ano consecutivo, premia boas práticas do executivo municipal em todo o País. No Paraná, a etapa estadual da premiação tem sua final marcada para o dia 4 de abril, às 14 horas, no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba.

Dos 105 projetos inscritos por prefeituras paranaenses nesta edição, 22 foram selecionados como finalistas, por uma comissão de 54 jurados (entre eles, pessoas de entidades ligadas a micro e pequenos negócios, além de representantes de instituições públicas). Gestor do prêmio no Paraná, o consultor do Sebrae/PR Luiz Marcelo Padilha explica que todos os municípios escolhidos para a final passam por visitas técnicas da entidade, com a finalidade de atestar a veracidade e abrangência do projeto inscrito.

“Checamos três situações: se o projeto existe, se entrega o que está escrito ou se existe algo a mais que não está escrito. Isso pode acontecer, até por uma dificuldade de se colocar no papel”, justifica o consultor. “Nosso objetivo é reconhecer iniciativas que tenham como foco beneficiar pequenos negócios formais ou em processo de formalização, de áreas rurais ou urbanas”, explica Padilha.

Nesta edição, são oito categorias: Melhor Projeto do Estado, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. Os vencedores estaduais de cada categoria participam, em maio, da etapa nacional, em Brasília.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destaca a premiação como uma motivação aos líderes que planejam e executam projetos de desenvolvimento com resultados diretos nas economias locais. “É uma forma de reconhecer e incentivar líderes e políticos que pensam o desenvolvimento com base no ambiente da micro e pequena empresa, fortalecendo, inclusive, o empreendedorismo”, projeta.

Gerente da Unidade Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Cesar Rissete afirma que o apoio do município é de fundamental importância para a competitividade das micro e pequenas empresas, seja desburocratizando processos, dando suporte em fundos de inovação e crédito, provendo espaços para orientação (como as Salas do Empreendedor) ou promovendo uma legislação que incentive os pequenos negócios.

“O Prêmio é uma forma de reconhecer essas ações empreendedoras, porque são ações que transformam, que alteram o ambiente de negócios. Ou seja, o prefeito e a estrutura da prefeitura e de parceiros envolvidos empreendem, modificam algo a partir de sua ação”, detalha.

Muito mais do que reconhecer, ressalta Rissete, o Prêmio tem o objetivo de constituir marcas referenciais, benchmarks. Para isso, também, é que a banca julgadora do prêmio inclui secretarias de estado e instituições ligadas ao empresariado.

“Essas instituições têm a oportunidade de perceber essas boas ações e levá-las a outros contextos. No Sebrae, essas boas práticas se tornam soluções que levamos para outros municípios, porque acreditamos que as melhores soluções saem da experiência, não de gabinetes fechados. Acreditamos na força de quem faz, até porque a micro e pequena empresa é exatamente isso”, reforça.

Os prefeitos finalistas do Prêmio são dos municípios de Pontal do Paraná, Arapongas e Entre Rios do Oeste, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios;  Guarapuava, Cascavel e Laranjeiras do Sul, em Desburocratização e Formalização; Cambé e Tupãssi, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Pinhais e Guaraniaçu, em Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Fazenda Rio Grande, Umuarama e Toledo, em Inovação e Sustentabilidade; Curitiba, Arapongas e Entre Rios do Oeste, na categoria Melhor Projeto; Guarapuava, Colombo e Piraquara, em Municípios Integrantes do G100; e Nova Tebas, Ribeirão Claro e Serranópolis do Iguaçu, em Pequenos Negócios no Campo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.