Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) realiza nesta terça-feira (25), a partir das 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Oeste, a segunda etapa do “Projeto Conviver”. A iniciativa começou em maio deste ano e visa oferecer aos idosos atendidos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) conveniadas com o Município eventos de lazer, inserção social e fortalecimento dos vínculos comunitários. O CCI Oeste fica na Rua Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

Devem participar da visita cerca de 40 a 50 idosos moradores das instituições Asilo São Vicente de Paulo, o Lar Maria Tereza Vieira e o Lar dos Vovôs e das Vovós Gilda Marconi. Eles poderão conhecer e trocar experiências com os usuários que frequentam os grupos de atividade do CCI Oeste.

A programação será iniciada com uma acolhida feita pela equipe do CCI e, na sequência, haverá música ao vivo com o gerente de Articulação Comunitária da SMI, Cleir Brandão. Também serão realizadas atividades de lazer, dinâmica de grupo, rodas de bate-papo, alongamento, contação de história e sorteio de brindes. A ação será encerrada com um chá da tarde.

As atividades serão conduzidas por uma assistente social do CCI Oeste, com apoio de estagiários de Educação Física e Serviço Social. No encontro, eles vão aproveitar para divulgar a programação e ações desenvolvidas regularmente neste espaço para incentivar a participação da comunidade.

A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, enfatizou que a proposta do Projeto Conviver é assegurar aos idosos institucionalizados ações comunitárias de caráter interno e externo, bem como de cultura e lazer, conforme preconiza o Estatuto do Idoso. “O primeiro encontro do projeto foi realizado com sucesso no CCI Leste, com aproximadamente 50 idosos presentes. Eles gostaram bastante da ideia de poder sair das instituições para ir a outros espaços da cidade e conhecer outros idosos e pessoas de diferentes idades”, destacou.

Ana Karina reforçou que o projeto feito pela SMI é um trabalho de inserção social e comunitária que permite que homens e mulheres idosas possam desfrutar de momentos diferentes de lazer, valorizando a autoestima e motivação dessas pessoas.

As visitas do “Projeto Conviver” estão programadas para ocorrer bimestralmente até o final do ano. O próximo encontro irá ocorrer no mês de setembro, em data a definir. As atividades vão se alternar entre as sedes do CCI Leste e CCI Oeste, sempre com a participação das 3 ILPIs conveniadas com a Secretaria Municipal do Idoso.

Planejamento – A organização do plano de atividades do projeto ocorrerá sempre de forma participativa, reunindo as sugestões das equipes técnicas das ILPIs envolvidas e dos próprios idosos. Dessa maneira, poderá haver alterações nos cronogramas previstos, conforme os interesses manifestados pelos participantes do projeto.

Dentre as propostas de atividades para os encontros estão práticas de alongamento, artesanato, tardes recreativas, ações intergeracionais, e parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento dos objetivos estabelecidos como, por exemplo, visitas de outros projetos já realizados pelo Município.

O projeto será avaliado durante todo o processo de elaboração e execução, para melhorias e aprimoramento.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios