Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em congresso para discutir as alterações climáticas e a gestão do saneamento ambiental, o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, apresentou o projeto Probiogás e defendeu o uso do biogás para produzir energia elétrica e calor nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).

“Em tempos de discussão sobre tarifas de energia elétrica, crise hídrica e energias renováveis, a eficiência energética na prestação dos serviços públicos é um dos focos de debate. Nos serviços públicos de saneamento, por exemplo, a energia elétrica corresponde ao segundo maior item de custos, perdendo apenas para os custos de pessoal. Além de otimizar o consumo de eletricidade, visando maior eficiência energética nos processos de tratamento, uma opção interessante para as ETEs é a autoprodução de energia”, explica Ferreira.

O secretário de Saneamento informou durante sua palestra que no Brasil, a maioria das ETEs queima apenas o biogás antes de lançá-lo para a atmosfera, desperdiçando enorme potencial energético. “O aproveitamento do biogás, fonte de energia limpa e renovável, possibilitaria a geração descentralizada de energia e está em consonância com os conceitos de desenvolvimento sustentável e de eficiência energética no setor”, acrescentou.

Em painel com o tema “Biogás: uma alternativa para tornar ETEs mais eficientes econômica e energeticamente”, o secretário relatou que, desde 2013, o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria de Saneamento Ambiental tem conduzido o projeto de cooperação técnica denominado Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil – Probiogás, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

“Na Alemanha, por exemplo, mais de 800 ETEs usam o biogás para produzir energia elétrica e calor, gerando 900 GWh/a elétrico e 1.800 GWh/a térmico. Isto representa quase um quarto do consumo total elétrico das ETEs sendo suprido por autoprodução. A principal justificativa para a realização do Probiogás é a expectativa de transferência do conhecimento e da experiência alemã sobre o aproveitamento do biogás”.

Paulo Ferreira esclareceu ainda que o Probiogás visa contribuir para a inserção e visibilidade do biogás na matriz energética brasileira e tem como objetivo imediato fomentar o seu aproveitamento a partir de efluentes e resíduos do setor de saneamento e também agropecuário. As ações do projeto incluem elaboração de estudos, guias e manuais técnicos, atividades de capacitação de profissionais que atuam no setor, promoção de encontros e discussões entre atores relevantes, realização de visitas técnicas em plantas de biogás e o fomento à elaboração de normativos e legislação específica, dentre outras iniciativas.

- No Congresso foi lançado, no estande do Probiogás, o Guia Técnico de Aproveitamento de Biogás em ETEs, com objetivo de fornecer recomendações para a concepção e o projeto de instalações de biogás em ETEs, visando sanar uma lacuna de orientação técnica no Brasil. A publicação foi elaborada por um grupo de trabalho formado por especialistas (acadêmicos, consultores e operadores), a partir da discussão sobre as recomendações contidas em normas alemãs selecionadas.

- O secretário nacional finalizou dizendo que o Probiogás promove a inserção do aproveitamento energético do biogás na pauta dos governos e dos prestadores de serviços de saneamento. “Este projeto tem a ambição de fazer com que essa fonte renovável de energia seja utilizada em toda a sua potencialidade no país, contribuindo também para uma maior diversificação da matriz energética nacional”, finalizou.

- O 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) foi realizado entre os dias 4 e 8 de outubro no Rio Centro, Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas, acadêmicos, gestores de companhias de saneamento, profissionais e estudantes do saneamento e do meio ambiente de todo o país e convidados internacionais que debateram, entre outros temas, a crise hídrica no Brasil e no mundo, as alterações climáticas e a gestão do saneamento ambiental. Entre os palestrantes estiveram presentes Judith Sykes, especialista em estratégia sustentável para a gestão de água nas Olimpíadas de Londres 2012, Léo Heller, relator da ONU para o Saneamento e Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento do Estado de São Paulo.

Probiogás

O emprego do biogás como fonte de energia contribui para a autossustentabilidade dos sistemas de tratamento. Em termos de ganhos econômicos, tem-se a geração de energia elétrica para consumo próprio nas ETEs, bem como a geração de energia térmica para higienização do lodo gerado no tratamento de efluentes, incidindo diretamente na economia de recursos financeiros. Dentro do cenário nacional, quanto à eficiência energética no tratamento de esgoto, as ETEs podem aproveitar, de forma mais efetiva, subprodutos como o gás metano, que pode ser utilizado na geração de energia elétrica e/ou térmica. As tecnologias com base em fontes renováveis podem ser, portanto, atrativas devido às vantagens ambientais e econômicas a elas inerentes.

Dentre as atividades do Probiogás destaca-se a “Campanha de Medição em Reatores do tipo UASB”, tecnologia amplamente utilizada no tratamento de efluentes. Essa campanha tem por objetivo conhecer o real potencial de produção de biogás nesses reatores, visando disponibilizar subsídios técnicos para o cálculo de viabilidade econômica das plantas. Esta atividade envolve a Universidade Federal de Minas Gerais e um grupo de consultores técnicos, que apoiam os prestadores de serviços de saneamento na instalação de equipamentos de medição e telemetria, acompanham a produção dos dados e realizam as análises. Participam dessa iniciativa as seguintes estações de tratamento: ETE Sapucaí Mirim (Copasa); ETE Guaxinim (Sanesul); ETE Norte e ETE Padilha Sul (Sanepar); ETE Paranoá (CAESB); ETE Várzea Paulista (Sabesp); ETE Itabira (SAAE Itabira); ETE Piçarrão (Sanasa); ETE Rio Preto (Semae São José do Rio Preto); ETE Toque Toque (Águas de Niterói).

Conheça mais sobre o PROBIOGÁS em www.cidades.gov.br/probiogas

Flickr: https://www.flickr.com/photos/mincidades

Twitter: @MinCidades

Facebook: https://www.facebook.com/mincidades?_rdr=p

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.