Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Amanhã (2), será aberta a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada dos dias 1 a 7 de agosto, com o tema “Amamentar: Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você”. A cerimônia de abertura oficial irá acontecer às 8 horas, no auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar), localizada na Rua Paris, 675, Jardim Piza.

Em Londrina as atividades da Semana são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma). O objetivo é promover o apoio multidimensional para possibilitar às mulheres o início e a continuidade da amamentação.

O público-alvo é formado por profissionais da área da saúde, que fazem abordagem direta à mulher que amamenta. Foram disponibilizadas 250 vagas, distribuídas entre as unidades de saúde e instituições que integram o Calma. Aqueles que desejarem receber certificado de participação no evento devem fazer inscrição no portal do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina (AVA-PML), no https://goo.gl/bOjpUC, utilizando a chave de inscrição SMAM0208-2017.

Após o cadastro no AVA-PML, o interessado deverá acessar o seguinte caminho para fazer a inscrição: Saúde – Materno Infantil – Cursos presenciais: materiais e certificação 2017 – Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe do AVA-PML pelo telefone 3372-4567.

A enfermeira e coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, explicou que a Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada para dar maior visibilidade à amamentação, possibilitando a troca de experiências e conhecimento na área, além de incentivar a prática da amamentação. “Em Londrina, com os eventos da SMAM, esperamos promover apoio multidimensional  para as mulheres iniciarem e darem continuidade à amamentação”, frisou.

Programação – O principal evento da cerimônia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno será, às 8h30, uma apresentação da tese de doutorado “Representação Social de mulheres doadoras de leite humano”, de autoria da enfermeira doutora Márcia Benevenuto, integrante do Calma.

Na sequência, das 10 às 12 horas, haverá a atividade de Cinema e Psicanálise com exibição do filme “Julieta”, de Pedro Almodóvar. O longa-metragem destaca a complexidade da relação mãe-criança, na qual o período do aleitamento materno está inserido. Após o intervalo para almoço, às 13h30 haverá uma palestra, com discussão sobre o filme, conduzida pelo médico e psicanalista Marcelo J. Castro.

Mais tarde, às 15h30, será realizada uma mesa redonda, com o tema “Implantação da Nota Técnica nº 001/2016 CALMA/DAPS/SMS sobre o Uso de Complementação em Recém-Nascidos a Termo Saudáveis Amamentados”. A nota técnica foi implantada pela Secretaria Municipal de Saúde, e está em fase de implementação nas instituições de saúde. Ela orienta os serviços de saúde de Londrina sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para os recém-nascidos e auxilia na organização dos serviços de assistência à mulher que amamenta.

Ações da Semana de Aleitamento Materno

UBS

Data

Ação

Alvorada

04/08/2017 e Nos Grupos

Roda de conversa em sala de espera com grupo de gestantes no dia 04/08 às 14hs, com sorteio de camiseta que será disponibilizada pela DAPS.

Orientação sobre Aleitamento Materno em Grupo de Puericultura da UBS no dia 04/08 às 15hs, com sorteio de camiseta que será disponibilizada pela DAPS.

Divulgação do tema nos grupos programáticos da UBS: grupo de alongamento, grupo de atividade física, grupo de reeducação alimentar, grupo de acolhimento e escuta, etc.

Aquiles

04/08/2017

Mural de fotos de mães amamentando que serão tiradas no dia 04/08/2017 na UBS.

Cabo Frio

03/08/2017 às 14:30

Palestra sobre aleitamento com as gestantes da UBS, palestra será proferida pelos residentes de nutrição da UNIFIL.

Campos Verdes

agosto

Exposição em Mural de cartaz com o tema, posições de amamentação e vantagens do aleitamento Materno.

Carnascialli

03/08- 14h e Exposição durante o mês de Agosto

1) Exposição de Painel com fotos de mães, tanto usuárias quanto funcionárias amamentando seus bebes.
2) Chá com bate-papo sobre amamentação para pais, nutrizes, gestantes, tias, avós, entre outras, programada para o dia 03/08 no centro comunitário do bairro, 14 horas.

Centro

01/08- 16h

Chá com as gestantes, com orientações sobre Importância da Amamentação Exclusiva.

CSU

agosto

1. Mural com frases que incentivam o aleitamento materno e com fotos das mães registradas na UBS que estão amamentando, bem como das servidoras da UBS que amamentaram seus filhos.

2. Ações educativas em sala de espera da UBS.
3. Ação Educativa pelos profissionais do NASF em um grupo de mulheres no dia 08/08.

Jardim do Sol

agosto

Será feito um painel com fotos de pacientes da UBS amamentando seus bebês. Será exposto ao longo do mês de agosto na recepção.

Marabá

01 a 07 de agosto

Exposição de painéis com informativo e fotos sobre amamentação

Mister Thomas

31/07

Palestra sobre aleitamento e sorteio de brindes para as participantes

Panissa

03 e 07 de agosto

O NASF, junto com os dentistas e a enfermagem, realizará conversas nos grupos de puericultura sobre amamentação nos dias 03 e 17 de agosto na UBS do Band

Pind

10/08/2017 - às 9h30

Grupo para orientação sobre o referido tema com as gestantes de 3° trimestre da área de abrangência desta UBS.

Santiago

julho e agosto

26/07 - Aula de shantala e orientação sobre aleitamento materno, para os ACSs no Salão da Paróquia Santiago.
 
28 a 02/08 - Seção de fotos de mães amamentando na sala de Puericultura.
 
03 a 07/08 - Exposição " Árvore  da Vida" fotos das Mães  Amamentando no Sala de Espera. 
 
08/08 -  14h  Aula de Shantala  educadora Física e ACSs paras as mães,  logo após hora do Mamaço ,com foto de encerramento e entrega das fotos da Exposição Árvore da Vida e Certificado de participação do evento.
 

Tókio

31/07 e 07-09-16/08

Orientação sobre Aleitamento Materno em Grupo de Puericultura da UBS, nos dias 09 e 16/08, às 10h, com sorteio de camiseta.

Exibição de vídeo educativo sobre Aleitamento Materno em Sala de Espera durante a semana - de 31/7 a 07/08.

Divulgação do tema nos grupos programáticos da UBS: grupo de alongamento, grupo de atividade física, grupo de reeducação alimentar, grupo de acolhimento e escuta, entre outros.

União

agosto

Exposição de painéis informativos com fotos sobre amamentação e conversas em sala de espera sobre aleitamento materno.

Bebê Clínica UEL

agosto

1. Informações sobre o tema da SMAM nas reuniões de pais.
 2. Palestra sobre Aleitamento Materno e Saúde Bucal,  no curso de "Atualizações em Saúde Bucal para Profissionais do SUS", coordenado pela Universidade Estadual de Londrina.

Secretaria Municipal de Rolândia

 04/08

01/08,  03/08/ e 04/08

17/08/2017

Caminhada com mamaço, Parte da Secretaria de Saúde e chega na igreja matriz com mamaço. 

Capacitação com funcionários do Hospital São Rafael.

Palestra com gestantes na UBS Tomie Nagatami.

Hospital Evangélico de Londrina

 

• Atividade expositiva na entrada dos funcionários do Hospital Evangélico de Londrina, com o tema da SMAM.
• Sensibilização da equipe da seção materno-infantil (Maternidade, UTI neonatal, UCI neonatal e Pediatria) com exposição de informativos sobre o Laço Dourado: símbolo da Amamentação – Padrão Ouro” e entrega de lacinhos dourados para colaboradores da área e famílias.
• Exposição de fotos das colaboradoras que participarem da atividade.
• Banner com os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

Grupo de Apoio à Amamentação

 1 a 31/08

Exposição Fotográfica: Todos Juntos pelo Aleitamento Materno
Boulevard Shopping

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.