Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em meio a crise política brasileira, uma decisão que favorece e protege a vida dos animais foi tomada pelo senado na última terça-feira (17). Os deputados de Brasília aprovaram o projeto que cria o disque-denúncia de maus-tratos aos animais, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O serviço será gratuito e com sigilo absoluto do denunciante e é de extrema importância já que temos tomado conhecimento, pelo menos uma vez por semana, de algum caso de crueldade contra animais, como cães que passam anos acorrentados ou em gaiolas de criadouros; cães, gatos, cavalos que apanham de seus tutores; cães e gatos agredidos nas ruas; animais jogados no lixo; entre outros tantos casos. Agora, a população deverá fazer sua parte e denunciar, afinal, mal tratar animais É CRIME!

O autor da proposta do disque-denúncia é o deputado bispo Renato Andrade (PR) que ressaltou a necessidade de ajudar a colocar um ponto final em histórias de violência contra os animais, como casos de espancamentos, envenenamentos e abandonos.

Para Andrade a criação do canal facilitará apuração e a punição dos agressores, pois as denúncias serão centralizadas, formalizadas e registradas em um único setor. Ele acredita que os animais são indefesos e necessitam muito de meios eficazes que os protejam.

O número do disque-denúncia de maus-tratos aos animais ainda não foi definido, mas em breve será divulgado.

O serviço de disque-denúncia será gratuito e com sigilo absoluto do denunciante.

Outra vitória para os animais é a proposta que determina diretrizes para encaminhamento de animais capturados para instituições de pesquisa.

A partir de agora, os animais apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal ou por canis devem ser mantidos pelo GDF por 30 dias à disposição dos seus responsáveis, sendo que os animais não reclamados poderão ser cedidos para adoção.

Somente depois de vencidas estas etapas, em caso de não terem sido resgatados ou adotados, os animais poderão ser disponibilizados a instituições com atividades de ensino ou pesquisa, infelizmente!

Autora do projeto é a deputada Luzia de Paula (PSB) que alega que é uma crueldade a utilização dos animais, tanto como recurso didático para formação de veterinários e médicos cirurgiões como em testes de diferentes drogas.

Assim como os humanos, os animais precisam de serviços que protejam suas vidas e garantam seu bem-estar.

Fonte: Diário do Poder

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.