Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente da Sercomtel Iluminação, Christian Schneider, assinou resolução que institui a Pré-Qualificação como instrumento auxiliar de futuros procedimentos licitatórios da companhia. O objetivo é tornar as licitações ainda mais eficientes e transparentes.

A Pré-Qualificação permite que a Sercomtel Iluminação estabeleça um padrão mínimo de qualidade e adequação dos bens e produtos a serem adquiridos através de testes e ensaios técnicos que serão realizados por laboratório especializado. É um instrumento legal que antecede a compra e que indicará com precisão a eficiência de produtos ou equipamentos.

Com isso, a aquisição de produtos, cuja especificidade técnica exija, serão precedidos de pré-qualificação. Os fornecedores que pretendem, a partir de agora, participar de certames promovidos pela companhia devem buscar a pré-qualificação, procedimento que ocorrerá através de chamada pública de eventuais interessados.

A Sercomtel Iluminação é a primeira empresa pública do município a adotar a pré-qualificação e, segundo Christian Schneider, a medida vem atender o princípio da celeridade e economicidade na tramitação dos procedimentos licitatórios. “Esta é uma forma efetiva de otimizar a aplicação do recurso público, com redução de custos, uma vez que a qualidade do produto a ser adquirido já estará previamente comprovada. Assim, evitamos qualquer compra de bens de baixa qualidade e inaptos à satisfação da necessidade pública”, afirmou o presidente.

A Sercomtel Iluminação instituirá uma Comissão de Avaliação que terá responsabilidade técnica de indicar os produtos a serem testados pelo laboratório. Esta comissão terá sempre três componentes, que poderão ser representantes da própria Sercomtel Iluminação, Sercomtel Telecomunicações, Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ou Universidade de São Paulo (USP).

Testes e Ensaios Técnicos

Os ensaios laboratoriais serão realizados pelo Instituto Lactec, considerado um dos mais importantes centros tecnológicos do país e referência em pesquisa, testes e análises de qualificação. O Lactec foi fundado em Curitiba, em 1.959, e hoje é reconhecido pelo Ministério das Cidades como Instituição Técnica e Avaliadora, com ensaios e calibrações acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Também é reconhecido como instituição avaliadora da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No ano passado, inclusive, o Lactec recebeu acreditação especial do Instituto de Metrologia para ensaios elétricos e fotométricos para lâmpadas LED, que inicialmente serão um dos principais itens a serem avaliados para aquisição da Sercomtel Iluminação.

O Instituto Lactec atende instituições públicas como COPEL, Petrobrás, Itaipu Binacional, Sanepar, Prefeitura de Curitiba, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Presta serviços também para empresas privadas como Vale, Votorantim, Seara, Electrolux, Siemens, Renault, Fiat, Hunday, Mitsubishi, Volkswagen, Volvo, América Latina Logística, Grupo Positivo, Ipiranga e O Boticário.

Imprensa - Sercomtel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.