Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Suicídio infantil? Isso é possível? Infelizmente sim. Nos últimos 10 anos, observa-se um aumento de 40% de casos de suicídios infantil e pré-adolescente no Brasil. A boa noticia é que 90% dos casos, segundo a OMS, podem ser evitados.

Antes, vamos compreender melhor algumas questões. O desenvolvimento humano passa por várias fases. Até os 7 anos, o ser humano apresenta o que chamamos de pensamento mágico, ou seja, dominado pela imaginação, pelos desejos e fantasias. Com isso, a ideia de morte é mais limitada, e a incidência de ideação suicida, nessa fase, é bem mais difícil e mais rara. Aos 8 anos, começamos a compreender melhor nossas emoções, e é justamente a partir daí que a ideação suicida pode mostrar seus primeiros indícios. Entretanto, é importante ressaltar que as fases de desenvolvimento variam entre os indivíduos, porque cada ser humano é único; então, é necessário estarmos sempre atentos.

O que causa o suicídio infantil? Quais são os sinais?

Tendemos a pensar assim: como pode uma criança pensar em suicídio? Ela não tem capacidade de conseguir isso. A maior questão aqui é que a criança, muitas vezes, começa a dar os primeiros sinais e o desejo de morte vai crescendo até chegar à adolescência, ou até surgir uma oportunidade. Ou pensamos assim: o que falta a essa criança? Ela tem tudo! Tem muito mais do que eu tinha na idade dela. Porém, vivemos um mundo de muito estresse e muitas exigências, e a criança não está livre disso.

As muitas exigências geram, muitas vezes, o sentimento de frustração, porque a criança pode se sentir incapaz de não corresponder ao que se espera dela. O estresse leva à ansiedade, o que pode levar à depressão, à desesperança. É justamente a desesperança que precisa ser o maior ponto de atenção. É preciso estar atento aos sinais de que a criança considera o seu problema como indissolúvel, não há possibilidade de melhorar a sua vida.

Não é frescura

A depressão infantil é uma realidade poucas vezes diagnosticada, isso porque, na maioria das vezes, não se presta atenção aos sinais que a criança vai apresentando, por se considerar uma fase ou birra, algo passageiro ou uma forma de chamar a atenção.

O pensamento suicida não está diretamente relacionado às doenças mentais como esquizofrenia, paranoia entre outros. Porém, em sua maioria, apresentam sinais de depressão ou transtornos como a bipolaridade. Por isso mesmo, a genética também pode ser um fator de risco, principalmente quando se tem um histórico familiar de suicídio.

Outros fatores de risco, além dos já apresentados acima, são depressão, estresse e pressão interna; é importante citar outros como dificuldade de interação social, Bullying, abuso infantil, uso de álcool e drogas na família e o acesso a instrumentos que possam facilitar a tentativa de suicidar-se.

Quero concluir lembrando que 90% dos casos podem ser evitados. O mais importante em tudo isso é estarmos atentos às falas sobre a morte ou outros sinais como tristeza prolongada, mudanças de comportamento, agressividade e irritabilidade. Em qualquer sinal, é importante conversar com a criança e observar se os sinais permanecem por um mês; neste caso, recomenda-se uma avaliação de um profissional.

Esse é um tema que precisamos conhecer mais fundo. Não podemos ignorar algo tão profundo, que atormenta as nossas crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, esgotar todas as reflexões ou até mesmo compreender todos os fatores num pequeno texto é impossível. Por isso mesmo, em breve voltaremos a falar sobre esse tema, aprofundando-o em outros aspectos.

Manuela Melo - Neuropsicóloga e Psicóloga Clínica, Manuela Melo cursou MBA em Gestão de Pessoas. Membro da Comunidade Canção Nova por 20 anos, hoje a psicóloga atua em Recife e Surubim, ambas cidades do Estado de Pernambuco, onde ela reside atualmente. Contato: manuelamelocn@gmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.