Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quarta-feira (3), cinco técnicos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Governo do Estado do Paraná, vieram a Londrina para conhecer melhor o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Londrina. A ferramenta está permitindo que a tramitação dos processos licitatórios da administração pública migre do meio físico para ocorrer, exclusivamente, de forma eletrônica.

Os técnicos assistiram a uma palestra realizada no período da manhã, no auditório da Caapsml, ministrada pelo servidor Marcio Horaguti, da Diretoria de Gestão de Informações e Arquivo Publico (DGIAP), da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP). Foi feita uma apresentação sobre as funcionalidades do sistema SEI e seus conceitos. Além disso, foi mostrada a experiência da Prefeitura de Londrina, abordando a implantação da ferramenta e seu uso.

De acordo com Horaguti, o retorno da atividade foi positivo e os servidores estaduais vislumbraram a necessidade de implantação da ferramenta na secretaria estadual. “Todos que conhecem o SEI ficam muito interessados na utilização do sistema, quando observam a possibilidade de virtualização dos processos, o que resulta em mais segurança processual, com segurança jurídica, celeridade, economia de recursos, entre outros aspectos”, destacou.

Sobre o SEI – A ferramenta, implantada oficialmente pelo Município no dia 4 de janeiro de 2015, está permitindo que o trâmite dos processos licitatórios da Prefeitura de Londrina ocorra apenas por meio eletrônico. Já estão tramitando, via SEI, os primeiros 14 tipos processuais mapeados pela prefeitura.

O SEI propicia celeridade e segurança aos processos e facilita todas as etapas para a sua formalização. As assinaturas dos documentos são todas digitais e podem ser executadas concomitantemente.

Até o dia 20 de janeiro, já existiam 60 solicitações tramitando pelo SEI, referentes a compras e contratações de serviços. Estas, irão gerar processos licitatórios de diferentes modalidades como pregão eletrônico, tomada de preços, convite, concorrência pública, leilão, entre outras.

Novos processos - A partir de março, quatro novos tipos processuais serão inseridos no sistema, nas categorias Consultas Jurídicas, Alteração Orçamentária, Produção de Decretos, e também referente aos pagamentos efetuados pela Prefeitura de Londrina.

A visita dos servidores do governo estadual foi viabilizada por meio de contatos feitos pela secretária de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, que também participou do evento. Também esteve presente a diretora de Gestão de Informações e Arquivo Público da SMGP, Fabiana Borelli.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.