Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um teto com design moderno faz toda diferença na decoração de uma casa. Seguindo esta tendência, podemos destacar a escolha do teto de gesso como uma das favoritas para preencher este quesito. Um dos acabamentos mais elegantes e atuais da construção civil, que rende elogios de inúmeros profissionais do ramo.

Mas, não se trata apenas de beleza, o teto de gesso oportuniza diversas vantagens de encher os olhos. Como é o exemplo da aplicação inovadora na superfície, possibilidade de desenhos sofisticados e uso de luminárias fantásticas. 

Por isso, trouxemos para você tudo o que precisa saber sobre esta dica maravilhosa da arquitetura moderna. Saiba mais sobre teto de gesso: vantagens e desvantagens; modelos.

Principais vantagens do teto de gesso

Encobre fios, cabos e encanamento

Entre as vantagens que o teto de gesso oferece está a solução para encobrir fios, cabos e encanamento. Contando, é claro, com uma ótima sugestão estética para deixar o teto mais bonito e sem obstruções visíveis.

Afinal, é muito comum a necessidade de transportar fios de um ambiente até o outro. Como a fiação elétrica, canais de ar condicionado, TV a cabo, pontes hidráulicas e etc. Tudo isso é possível sem danificar paredes e teto para introduzir tais canais essenciais utilizados diariamente.

Além de esconder estruturas de laje e telhado que ficariam à mostra sem o teto de gesso.

Proporciona a montagem de iluminação inteligente e inovadora

A variedade de opções para turbinar a iluminação da sua casa não vai faltar. O teto de gesso auxilia na organização de pontos de luz, proporcionando a montagem de iluminação inteligente e inovadora. 

Assim como os spots em formatos diversos, as fitas de LED representam uma tendência que veio para ficar.

Lembre-se que a iluminação é um elemento essencial para a qualidade de vida dos moradores de uma casa. De igual modo, é fundamental para renovar a decoração dos ambientes. Qualificando ainda mais os modelos de teto de gesso com instalações incríveis, com rasgos de luz, trilhos, luminárias embutidas e muito mais. 

Oferece diferentes designs

Antes de qualquer construção ou reforma, é normal buscar referências na web para não errar na escolha. Quando o indivíduo decide procurar ideias para seu teto de gesso, ele encontra inúmeras alternativas de formatos e utilidades. A cobertura oferece diferentes designs para criar um visual atraente, criativo e notável na decoração.

No projeto arquitetônico é possível incluir:

  • Molduras no teto;

  • Níveis diferentes - uma ou duas partes mais rebaixadas que a(s) outra(s);

  • Curvas e desenhos;

  • Rasgos para adequar fitas de LED;

  • Acabamentos personalizados;

  • Teto uniformemente liso.

Ajuda como isolante térmico e acústico

O teto de gesso funciona como isolante térmico e acústico, produzindo a manutenção de um clima mais ameno. Diminuindo o impacto do calor quando o sol esquenta a laje, favorecendo ainda o bem-estar de quem ocupa a residência.

Atua também como isolante acústico, abafando levemente o som gerado dentro dos espaços.

Desvantagens do teto de gesso

Infelizmente, o acabamento para o teto traz algumas desvantagens para considerar. Conheça quais são:

  • Possui um longo prazo para instalação, especialmente pelos seus detalhes e manuseio dos materiais.

  • Tem um custo mais alto quando comparado a outras alternativas de forro. Como é o exemplo do forro de PVC. O acabamento exige ainda a utilização de massa corrida, além da tintura; ocasionando um gasto maior.

  • A manutenção deve ser feita regularmente, demandando mais atenção com o aparecimento de goteiras.

Modelos de teto de gesso 

Tem inspirações para todos os gostos, viu? Os modelos de teto de gesso promovem a sofisticação para cada estilo de decoração. Justamente pela sua versatilidade, é unanimidade entre arquitetos, clientes e construtores. 

Que tal escolher aquele que mais atribui no aspecto visual da sua casa? Veja as principais dicas de teto de gesso!

Rebaixamento de gesso

O modelo mais solicitado pelos clientes, sem dúvida, é o rebaixamento de gesso. Entretanto, vale ressaltar a importância do ambiente dispor de uma altura significativa do pé-direito. Pois, o rebaixamento consiste em uma nova camada de “teto”, como um teto falso. E para isso, será necessário ao menos 10 centímetros de altura entre a laje e o limite de montagem do teto de gesso.

Se a área dispõe do pé-direito muito baixo, a alternativa não é recomendada. Já que o teto ficaria baixo demais.

Teto de gesso removível

Mais comum de ser encontrado em espaços hospitalares ou em construções comerciais, o teto de gesso removível pode ser ótima opção. Geralmente este tipo de cobertura é recomendado para áreas com clima úmido ou extremamente seco.

Além disso, concede remoção facilitada para manutenção, temperatura satisfatória e aparência valorosa.

Sanca de gesso

A sanca de gesso é uma alternativa interessante para quem preza pela novidade. Conta com uma instalação um pouco mais ágil, por acomodar-se em apenas uma parte do teto (diferente do rebaixamento). 

Este modelo de teto de gesso enriquece a criatividade na decoração, com curvas incríveis e design impecável. Ah, e as molduras dão um toque de requinte, unindo muita beleza, iluminação encantadora e sutileza. Vale a pena!

Texto feito pelo parceiro portaldaconstrucao.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.