Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Alexandre Kireeff participou na manhã desta segunda-feira (25) da abertura da nova sede da Unidade Básica de Saúde Clair Pavan (UBS Centro). A unidade foi transferida da avenida São Paulo para o novo endereço, localizado na rua Senador Souza Naves, 754. O prédio foi alugado pela Secretaria Municipal de Saúde, e possui 361,84 metros quadrados de área construída. A área de abrangência da UBS Centro é composta por 38.458 habitantes.

Os mesmos serviços oferecidos no antigo endereço permanecem na nova UBS Centro, com mais conforto aos usuários e equipe em função do espaço físico maior. O prédio é adequado às necessidades da UBS, com um ambiente agradável. A previsão é que os atendimentos sejam realizados de forma ainda mais humanizada, com mais privacidade e salas próprias para cada tipo de atendimento.

Vacinação – Durante o evento, também houve o lançamento da campanha de vacinação contra influenza. A partir desta segunda-feira (25), as UBSs irão imunizar pessoas que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 142.244 pessoas dentro dos grupos prioritários. O Município já recebeu 53.000 doses da vacina trivalente para dar início à campanha e tem programação de reposição sistemática a cada período semanal.

No ano de 2015, a cobertura geral do Município foi de 87,31%, e foram aplicadas 128.269 doses de vacina Influenza. A cobertura mínima exigida pelo Ministério da Saúde em 2016 é de 80%, para todo o público-alvo da campanha.

“Nossa expectativa é termos uma cobertura vacinal adequada, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde”, destacou o prefeito Alexandre Kireeff. Com relação a nova instalação da UBS Centro, Kireeff disse que o local permitirá qualificar o atendimento e acolhimento à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho à equipe local. “Nosso objetivo, com esta mudança, é aprimorar o atendimento a esta região da cidade”, salientou.

Durante solenidade, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, informou que há sete casos de H1N1 confirmados em Londrina. “Vemos a perspectiva da vacinação como uma boa forma de estabelecermos proteção e diminuirmos a circulação viral em nosso meio”, disse. Martin ressaltou ainda, o empenho do prefeito Kireeff com a saúde do Município. “O prefeito tem efetivamente colocado em prática a saúde e a educação entre as grandes prioridades do Município, sem se descuidar das demais políticas públicas”, destacou.

Cobertura da vacinação - A vacina contra influenza está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e parturientes, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores que atuam na área da saúde e funcionários do sistema prisional, população indígena, pessoas com doenças crônicas e população privada de liberdade. Neste sábado (30), todas as UBSs irão funcionar exclusivamente para vacinação contra Influenza e outras doenças, das 9 às 17 horas.

Para a imunização de crianças é obrigatório apresentar a Carteira de Vacinação, pois será verificada a necessidade de outras vacinas. Adultos que tiverem a Carteira de Vacinação também devem apresentá-la, para facilitar o atendimento e possibilitar o registro da dose aplicada. As parturientes devem apresentar a declaração de nascido vivo ou o registro da criança.

Portadores de doenças crônicas que não fazem tratamento ou acompanhamento nas UBSs devem levar solicitação médica da vacina onde conste a patologia. Neste sábado (30), todas as UBSs irão funcionar exclusivamente para vacinação das 9 às 17 horas. Os trabalhadores de saúde que atuam em instituições como hospitais, laboratórios e clínicas médicas de maior porte receberão a vacina em seu local de trabalho. Neste caso, a imunização é  responsabilidade da instituição de saúde. 

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.