Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A UEL deverá firmar em breve um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para realizar o monitoramento dos muros de contenção dos viadutos da PR-445 com as Avenidas 10 de Dezembro e Waldemar Spranger. Os detalhes foram discutidos na última sexta-feira (9), durante reunião no gabinete da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, com a participação de professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e o superintendente regional do DER, em Londrina, engenheiro Sérgio Selvatici.

O convênio é consequência da Ação Civil Pública que determinou a suspensão das obras do viaduto, em abril deste ano, quando o tráfego de veículos foi desviado para as marginais da rodovia. A ação destacou que ocorreram rachaduras devido a falhas no projeto, que poderiam trazer riscos para motoristas e pedestres.

Segundo o professor do Departamento de Construção Civil, do CTU, Carlos José da Costa Branco, o convênio prevê que professores e estudantes do curso de Engenharia Civil façam o acompanhamento das estruturas dos dois viadutos. Pelo convênio a UEL deverá receber um equipamento chamado Inclinômetro, utilizado para medir ângulos de desaprumo ao longo do perfil, permitindo verificar o desempenho de obras geotécnicas, como túneis e viadutos. O professor afirma que a partir destes estudos técnicos será possível ter maior segurança sobre as obras dos viadutos. A UEL deverá ser responsável pela medição.

Durante a reunião, a reitora Berenice Quinzani destacou que UEL tem interesse no convênio, uma vez que cabe à Universidade colaborar com as demandas da sociedade, como é o caso das obras dos dois viadutos. Ainda de acordo com a reitora, o convênio deverá ainda beneficiar a comunidade interna, por meio da geração de novos conhecimentos, além da prática profissional supervisionada.

Participaram da reunião, além do o superintendente regional do DER e do professor Costa Branco, o vice-diretor do CTU, professor Luiz Carlos Zani e a professora do Departamento de Construção Civil, Raquel Souza Teixeira. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.