Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O seminário regional “O XBRL e seus efeitos na qualidade da informação no SICONFI e SPED” será realizado nos dias 7 e 8 de abril, a partir das 8 horas, no anfiteatro Cyro Grossi do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O encontro é gratuito e voltado a contadores, controladores, estudantes da área e profissionais de TI dos setores público e privado.

Na oportunidade serão debatidos o histórico, a perspectiva e o potencial da linguagem XBRL no Brasil, utilizada para demonstrações contábeis e financeiras.  A programação completa pode ser acessada por meio do link http://goo.gl/z2FNH2.

Para o controlador-geral do Município, João Carlos Barbosa Perez, o seminário é uma oportunidade de iniciar o debate sobre o tema, já que o XBRL é uma linguagem recente, pouco disseminada nas finanças públicas no país, porém amplamente utilizada no exterior. “As palestras e debates deverão fomentar e estimular empresas e órgãos públicos a ingressar e investir nessa linguagem”, disse.

O controlador-geral explicou que o XBRL é muito importante para padronizar as informações em consonância com normas e padrões internacionais de contabilidade. Além disso, fortalece o controle social, com fontes e informações mais seguras, e essa é uma grande vantagem. “Esse é um evento pioneiro, e é uma forma de dar início à discussão, inclusive com a presença de analistas do Tesouro Nacional e Receita Federal, que atuam com esse tema”, ressaltou.

O seminário é uma realização da Prefeitura de Londrina, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) com apoio da Controladoria-Geral do Município, em conjunto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O encontro conta ainda com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Salvador (UNIFACS), Receita Federal, Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Laboratório de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI-USP), Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), Sercomtel e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Programação – No dia 7 serão realizadas três palestras. Às 9 horas, com o tema “SICONFI e a Qualidade da informação”. Mais tarde, às 10h50 a programação contempla a palestra “XBRL e XBRL GL: Perspectiva macroestratégica (histórico, experiências de uso, adoção no Brasil e vantagens)”, e no período da tarde, às 14 horas, “XBRL e XBRL GL: Perspectiva micro-operacional (sintaxe e estruturas taxonômicas, validações, instância, entre outros aspectos)”.

No dia 8, serão realizadas outras quatro palestras. Às 8h30, com o tema “Histórico da linguagem XBRL no mundo e no Brasil”; às 9h30 a palestra “O posicionamento do CRC sobre a adoção do XBRL nas Demonstrações Contábeis”. No período da tarde, às 14 horas, o tema será “Potencial de uso do XBRL no SPED” e às 15 horas, a acontece a última palestra, com a temática “SPED no contexto XBRL: O que podemos esperar?”.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.