Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Treze finalistas paranaenses disputam três categorias da etapa estadual, que leva as vencedoras à fase nacional em Brasília

O Sebrae/PR divulga na sexta-feira, dia 27 de novembro, durante a XXV Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu, as vencedoras da etapa paranaense do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2015. Treze histórias de mulheres empreendedoras concorrem em três categorias e as vencedoras representarão o Estado na etapa nacional. A cerimônia de premiação será às 14 horas, no Recanto Cataratas.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece, divulga e premia histórias de empreendedorismo feminino. “Depois de 11 anos de premiação no Paraná, é perceptível a evolução das candidatas e o seu nível de gestão e empreendedorismo. São mulheres inovadoras, transformadoras e líderes, que, ao ser reconhecidas pelo Sebrae e parceiros com o Prêmio, acabam incentivando outras a empreender e buscar o seu reconhecimento”, destaca a o coordenador estadual do Prêmio e consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn.

As concorrentes se enquadram em uma das três categorias: microempreendedora individual (para negócios com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil), pequenos negócios (para empresas que faturam até R$ 3,6 milhões ao ano) e produtora rural.

Em 2015, houve recorde de inscrições, com 1.309 participantes no Paraná. As empresas foram pré-selecionadas e passaram por avaliação com base nos Critérios de Excelência em Gestão, desenvolvidos em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A partir da verificação dos dados informados na inscrição, saem as finalistas. Após a etapa paranaense, as três vencedoras estaduais integrarão a seletiva nacional prevista para o início de 2016.

O sucesso no número de candidatas inscritas, explica Hahn, deve-se ao empenho de parceiros nos municípios paranaenses, como universidades, equipes dos escritórios regionais do Sebrae/PR, Pontos de Atendimento, que, uma vez engajados, estimularam mulheres a escrever suas histórias e participar do Prêmio.

Além da premiação nas três categorias, haverá uma homenagem simbólica ao protagonismo de mulheres no empreendedorismo e nos pequenos negócios paranaenses. Esabel Szeuczuk, de Guarapuava; Regina Lucia Mariani Santana, de Umuarama; Eliane Aparecida Rohsler, de Laranjeiras do Sul; Mirian Lovera Silva, de Morretes; e Sirlei Cabral, de Joaquim Távora, serão homenageadas pela atuação em seus territórios.

Finalistas

As 13 finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, edição 2015, Paraná, participarão da cerimônia do Sebrae/PR, na Convenção da Faciap. Elas representam diversas cidades e regiões do Paraná.

Na categoria Pequenos Negócios, são finalistas: Silvana Aparecida de Souza, de Cianorte; Gladys Mariotto Rodrigues, de Curitiba; Roberta Camila Cividini Lopes, de Toledo; e Regiane Gomes Ferreira da Costa, de Assis Chateaubriand.

Concorrem na categoria produtora rural: Maria Maandonks Benke, de Castro; Albertina Ambiel Jung, de Floresta; Maria Alice Azoia Lukiantchuki, de Terra Rica; Marlene André Siqueira, de Carambeí; e Danielle Carneiro Guzzo, de Castro.

São finalistas na categoria microempreendedora individual: Vanessa Cotrin Silva, de Londrina; Andreia Avalino dos Santos, de Maringá; Maria Helena Avelino de Melo, de Maringá; e Elisangela Tavares Novak, de Arapongas.

Lançado em outubro de 2004, a premiação é resultado da parceria entre o Sebrae, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

No Paraná, os parceiros do Sebrae/PR na premiação são a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio do Conselho Estadual da Mulher Empresária; a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.