Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir desta segunda-feira (18), as vistorias de veículos feitas nas 101 unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e nos 946 despachantes do Estado serão feitas de forma digital. O sistema eletrônico e inédito no Brasil vai tornar o procedimento mais rápido e seguro, sem acúmulo de papel ou burocracia. 

Um aplicativo de celular permite que os servidores do Detran e despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo. 

“A vistoria será totalmente digital, feita no celular e transmitida pela internet diretamente para nossos sistemas. Assim, o Detran vai acompanhar os procedimentos em tempo real e o cidadão terá mais segurança no processo”, explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar). 

“O diálogo foi importante para avançar e tornar realidade um projeto que é único no Brasil e atende plenamente o pleito dos despachantes”, avalia o presidente do Sindepar, Everton Callamuci. “Esta ferramenta facilita muito o trabalho dos vistoriadores e torna o processo mais ágil. É um aplicativo fácil de usar.”

O aplicativo apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, número do Renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, itens de segurança e até mesmo avarias encontradas. 

CONTINUIDADE - Os testes iniciais e o treinamento dos vistoriadores foram feitos em 2015. Os treinamentos e a capacitação de despachantes e vistoriadores serão mantidos nos próximos anos. Em 2016, o Detran teráuma programação regular de cursos por meio do sistema de videoconferência da Escola Pública de Trânsito da autarquia. 

Serão apresentados aos profissionais a atualização de procedimentos, técnicas de identificação veicular e vistoria, introdução à vistoria eletrônica, técnicas de revisão de processo e os códigos de normas.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.