Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É preciso pôr um ponto final em publicações ofensivas ao Estado brasileiro. A conjuntura que vive o país hoje não pode arcar com a disseminação de notícias que ajudam a desestabilizar a sociedade e o chefe do poder executivo de pôr em prática seu plano de governo. As empresas privadas de comunicação alegam que o presidente quer que quebrem, uma vez que são responsáveis por notícias que atacam sistematicamente o governo. Este controla cada tostão investido nessas empresas. As mais amigas certamente recebem mais verbas federais. O Estado tem uma estrutura adequada para divulgar as notícias do seu interesse, uma vez que tem canais próprios de mídia e um verdadeiro batalhão de jornalistas para produzir noticiários que alcancem a população brasileira esteja ela onde estiver. Para isso o governo investe em novos e  modernos equipamentos.

O presidente inaugura uma nova era na comunicação. Não depende mais da intermediação dos jornalistas e veículos e opta por uma comunicação direta com a população. A isso os sociólogos chamam de populismo, uma vez que fala tanto para a burguesia como para o proletariado e o tom é que as classes sociais devem viver em harmonia. É um anticomunista convicto, e não admite a luta de classes, a expropriação das propriedades privadas, especialmente as rurais, e a formação de conselhos populares, ou sovietes. Com habilidade mistura questões políticas com família e religião quando acusa os oposicionistas de ateísmo e contrários a uma família tradicional. O setor de comunicação assume uma feição de superministério, ou seja a base  de sustentação do poder presidencial. Os discursos  constantes incitam a população a não aceitar o que chama de infiltração nos ideais da tradicional família brasileira. Mais uma vez o chefe do poder executivo tem a sua imagem enquadrada no mito do salvador da pátria, o super homem que vai salvar a todos dos perigos internos e externos.

A radicalização política é alimentada pelos ataques da direita e da esquerda. Fascistas, racistas, exploradores, misóginos, aliados das ditaduras nazifascistas, apoiadores da elite, são os carimbos da esquerda contra a direita. Esta por sua vez responde pichando os comunistas de ateus, contra religião, contra a família, favoráveis à tomada dos meios de produção pelo povo e instalação de uma ditadura do proletariado. O governo cria um órgão especial, o Departamento de Imprensa e Propaganda, que tem como missão, além de exaltar a figura e o governo do ditador, é responsável pela censura do todas as publicações. Diz o decreto : fazer a censura do teatro, do cinema, de funções recreativas e esportivas de qualquer natureza, de radiodifusão, da literatura social e política, e da imprensa, quando a esta forem cominadas as penalidades previstas por lei. É a lei, quando é aplicada. Pior quando o autor da notícia é raptado pela polícia política, enterrado em uma masmorra e submetido à tortura. No pé do decreto está assinatura de Getúlio Vargas.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - hbarbeiro@recordtv.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.