Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente se mete na polêmica da vacina. É tudo o que o pais não precisa, uma vez que nem o governo está consolidado. Há grandes desafios a serem vencidos, mas o chefe do executivo opta pela guerra política. Vacinar ou não vacinar, eis a questão. No meio de uma pandemia os políticos se dividem mais uma vez. Há os que usam de toda a sua força para criticar o governo e divulgar que o Estado não pode interferir na vida das pessoas. Usam e abusam dos espaços na mídia e o debate se espalha rapidamente pela capital do Brasil. Os adjetivos que rotulam o presidente vão de ser um homem sem sensibilidade a portador de fraqueza política, uma vez que nem sempre os partidos que o apoiam saem em sua defesa. A população acusa a todos, inclusive a mídia, de não informar corretamente os cidadãos e usá-la com fins exclusivamente políticos. Por sua vez os médicos também são arrolados na polêmica e se dividem. Aos poucos o que parece ser apenas um debate sobre opiniões diferentes sobre qual a melhor ação para combater a epidemia se torna uma ameaça à ordem e a segurança pública. Há até os que cogitam da decretação de um estado de sítio, previsto na constituição do Brasil.

Afinal a vacina deve ou não ser obrigatória? O debate envolve também juristas e operadores do direito. Uns defendem a edição de um projeto de lei para ser aprovado no Congresso Nacional que obrigue a vacinação de todos. Quem não se vacinar, diz o projeto, vai pagar uma multa e ser impedido de atos da vida civil como realização de matrícula nas escolas, obtenção de empregos  públicos ou em empresas privadas e realização de viagens. Os hotéis só aceitam hóspedes se mostrarem certificado de vacinação. Até casamento precisam do papelucho. Outros consideram a obrigatoriedade uma invasão da privacidade do cidadão, que deve ter o direito de decidir se quer ou não ser imunizado. Ninguém pode obrigar ninguém a fazer nada sem a existência de uma lei anterior, que além de aprovada no Senado e Câmara precisa da sansão do presidente da república. Consideram o domicilio  inviolável como uma cláusa pétrea da constituição e ninguém pode invadir uma casa sem anuência do morador, mesmo que seja sob a alegação que está salvando vidas. Com as notícias publicadas na imprensa, opiniões sem qualquer embasamento científico circulam e são replicadas nos grupos que se reúnem onde podem.

Já há os que culpam os ratos, baratas, esgoto pela doença, que não é a única a assombrar a população da capital. Até os estrangeiros são vistos com maus olhos, uma vez que também são suspeitos de trazer a doença do exterior. Os ânimos explodem com a aprovação do projeto de lei que torna a vacinação obrigatória. O presidente venceu. Os jornais publicam o resultado e a população sai na rua para protestar. Há uma semana o povo enche as praças, depreda prédios públicos e impede o transporte coletivo. Ao presidente Rodrigues Alves não resta outra alternativa senão pôr a polícia na rua para conter os protestos. A violência graça por todo lado e mortos e feridos são registrados. Os radicais conspiram e articulam um golpe de estado para depor o governo e implantar uma ditadura do modelo positivista, tão cara aos que proclamaram a república 15 anos antes. O país afunda em uma crise geral, com reflexos na economia e nas exportações realizadas no porto do Rio de Janeiro, o principal do país. Durante todo o ano de 1904 as escaramuças se sucedem . Finalmente a reação contra o médico responsável, Oswaldo Cruz, o prefeito e o governo é contida. O número de mortos nos conflitos chegam a 30, 110 feridos e quase mil presos e violentados na Ilha da Cobras. Metade é desterrado para o Acre. O presidente vence a guerra das vacinas e pode até articular uma nova candidatura.

Heródoto Barbeiro é âncora do Jornal da  Record News em multiplataforma.     hbarbeiro@recordtv.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.