Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Amazônia está de novo no olho do furacão. Os debates se tornam cada vez mais apaixonados. A ciência nem sempre é convidada para dar opinião. As acusações são as mais variadas de lado a lado. Vão das teorias conspiratórias que revelam que nações estrangeiras imperialistas querem tornar a região um enclave internacional, administrada pela ONU, até os que defendem a preservação das tribos locais com o mesmo estágio tecnológico quando da chegada dos portugueses no século 16. Os fóruns de debates são cada vez mais frequentes, a maior parte deles na Europa e nos Estados Unidos. O governo brasileiro também não escapa da fuzilaria e é constantemente apontado como o responsável pelo subdesenvolvimento da Amazônia e impede o desenvolvimento regional. É responsável também pelo atraso de países fronteiriços como o Peru e a Colômbia. Talvez seria o caso de contratar uma consultoria internacional para preparar planos que possam apontar um norte para o desenvolvimento. Escritório internacional, é claro.

 O plano contratado aponta o que o potencial provável tem duas vertentes. A exploração de minérios estratégicos e o aproveitamento da água para gerar energia elétrica. Segundo este estudo, publicado em um best seller mundial, o Brasil não tem recursos para implementar nem um nem outro. Por isso é necessário abrir para os investimentos  estrangeiros. As riquezas minerais podem ser transportadas por via fluvial até portos onde navios seriam carregados e seguiriam para os mercados internacionais. O plano também avalia a possibilidade de exploração de petróleo, um produto que vive aos sobressaltos por causa das crises constantes no Oriente Médio. E elas nunca foram tão intensas com guerras e ameaças de boicote por parte dos países produtores. A divulgação do plano cai como uma bomba no meio político. A imprensa abre amplos espaços para reportagens e debates. Há resistência no mundo político e até mesmo nas forças armadas brasileiras  identificadas com ideais nacionalistas. A proposta abre ampla possibilidade para a internacionalização da Amazônia. Outras indústrias, como a farmacêutica, também têm projetos para pesquisas e utilizar a grande biodiversidade para a produção de remédios.

A proposta central é construir uma barragem de 2 quilômetros de extensão sobre o leito do baixo rio Amazonas, com 100 metros de profundidade. Através dele é possível, diz  o Instituto Hudson, implementar o comércio com outros países e facilitar o escoamento dos minérios para os portos. Toda a bacia do Rio Amazonas seria transformada em um imenso lago. Há  que diga que o projeto é inexequível e que isso poderia até mesmo alterar o equilíbrio do planeta pela imensa quantidade de água armazenada. Os danos sociais seriam imensos. Cidades como Manaus, Óbidos e Belém poderiam ser parcialmente inundadas. As populações ribeirinhas desapareceriam assim como toda flora e fauna da região. O chefe do Instituto, Hermann Khan, autor do livro O Ano 2000, é considerado um futurólogo. Opina sobre todos os assuntos que assustam a humanidade como a explosão populacional e um conflito nuclear entre a União Soviética e os Estados Unidos. A publicação de 1967 traz outros projetos próprios de um megalomaníaco. Khan, chegou mesmo a ser capa de O Pasquim, um jornal da oposição. Na medida que suas propostas são rejeitadas pelo bom senso e pela ciência, o tal plano dos lagos amazônicos vai para a estante da ficção política. E Khan se imortaliza uma vez que inspira o genial cineasta Stanley Kubrick  a produzir o filme Doutor Fantástico e na cena final o personagem monta em uma bomba atômica e se lança com ela sobre uma cidade da União Soviética. Faz 54 anos que o livro foi lançado.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista - Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.