Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente afirma que nomear um parente não é caso de nepotismo. Há determinados cargos na administração do governo, diz ele, que só podem ser confiados a alguém da mais absoluta confiança, como um parente de primeiro grau. Um filho, uma filha, um irmão que seja capaz até de matar para salvar o mais importante homem da república. Por causa também disso a mídia não deixa o chefe do executivo em paz. Suas declarações são motivos para gerar crises políticas, como a que há um mar de lama sob o palácio do governo. Os jornalistas, na sua maioria, estão à serviço da oposição, e a mídia se tornou um conglomerado de partidos políticos que atacam sistematicamente o governo. Até uma briga em um jantar, envolvendo um parente do presidente, ganhou destaque durante dias. Por sua vez os setores mais radicais começam a acalentar a tese de abrir um impeachment contra ele e contribuem para aquecer o debate. Nem a economia parece estar ao lado do governo apesar dos esforços do ministro da fazenda em controlar os gastos públicos e equilibrar as contas. O tesouro continua sendo sangrado por uma miríade de furos que não permitem ter saldo.

Ao presidente cabe utilizar da retórica e da mídia, que tem a sua disposição, para não perder o apoio popular que angariou em tantos anos de carreira política. Afinal ele também fez carreira militar e isto era um trunfo para ter o apoio do Exército. Seus apoiadores ajudavam a divulgar falas como “percam as ilusões os que pretendem separar-me do povo, ou separá-lo de mim. Juntos estamos e juntos estaremos sempre, na alegria e no sofrimento. “ Ou “ não descansarei enquanto não conseguir proporcionar aos homens, às mulheres e às crianças do meu país a existência digna, segura, tranquila, próspera e confortável a que tem direito. “ Ou ainda “ a crise brasileira é uma crise de crescimento e há de ser superada. Governo e povo caminharão juntos para construírem a grandeza do Brasil.” Os apelos ao nacionalismo, a defesa dos símbolos nacionais, as frases patrióticas permeiam não só o seu discurso no dia a dia, como também nos locais públicos e com isso motivar a população e os seus eleitores.

O presidente nunca disse claramente que é um político de direita. Porém os seus ataques contra a esquerda, que rotula como comunista, são incessantes. Quando perguntado sai em defesa da ditadura qualificando-a como uma escola de administração pública e que a revolução integrou o páis na concepções do Estado moderno onde as preocupações partidárias ocupam um lugar subalterno. O lugar do Brasil é ao lado dos Estados Unidos e para isso é necessário ter em Washington, alguém que tenha a confiança e o prestígio do Governo e na assessoria direta a nomeação de uma filha. Ela é mais do que uma assessora, é uma conselheira e diz  para ele o que outros não tem coragem, é a Chefe do Gabinete Civil de Presidência da República. O irmão Benjamim Vargas, o Bejo, foi nomeado chefe da segurança dos palácios presidenciais e se envolveu no atentado da Rua Toneleiros, no Rio de Janeiro. Daí para frente o presidente Getúlio Vargas aprofunda-se em uma crise que nem a proximidade da família impediu que se matasse no palácio presidencial em 1954.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - www.herodoto.com.br

https://herodoto.com.br/livros-publicados/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.