Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ameaça do petroleiro lançar toda a carga no mar é real. Ele leva mais de 80 mil toneladas de petróleo cru, avaliada em 50 milhões de dólares. A quantidade de óleo é suficiente para provocar um desastre ecológico sem precedentes, com a contaminação da água, das  praias e a matança de animais de toda espécie. Os pescadores alertam o governo que não conseguem sobreviver sem o trabalho e que ninguém compra pescado suspeito de estar contaminado pelo óleo. Nem peixes nem moluscos. Um professor de uma universidade da região alerta para o perigo de se recolher o óleo na areia das praias sem equipamento correto. Pode haver contaminação através da pele. Outro lembra que mesmo sem aparente petróleo na água, pode haver uma substância, o benzeno, incolor e inodoro, comprovadamente cancerígeno. Autoridades são criticadas por não tomarem medidas imediatas, se é que sabem o que fazer uma vez que nem mesmo se tem certeza da procedência do petróleo.

O navio tem como destino a China. Ele é um dos suspeitos uma vez que a rota por onde passa é congestionada de petroleiros que entram vazio nos portos fornecedores e saem carregados de óleo. São uma verdadeira bomba flutuante e até agora não se viu uma ação internacional para monitorar e assegurar que a carga vai chegar inteira no destino final. Ela pode ser despejada no mar, segundo os técnicos, por uma avaria em um dos imensos tanques, um despejo para equilibrar o navio por algum erro de cálculo ou mesmo um ataque pirata que sequestre a tripulação e despeje o óleo sob os mais diversos motivos. Dos políticos a obtenção de vantagens econômicas através de chantagem e ameaças. Pode até ser um ato terrorista.  As organizações não governamentais com sede na Europa e Estados Unidos já têm um suspeito, é o governo que não monitora essa rota comercial e pouco se dedica a preservação do meio ambiente. As correntes marítimas são responsáveis por  espalhar o óleo em toda a região e ninguém sabe ao certo até onde podem carregar o produto e o dano que provoca.

A marinha finamente toma uma iniciativa. Enviou para a região um navio com soldados treinados para abordagem de outro navio e helicóptero para transportar a tropa. A  tripulação do petroleiros  se isenta de qualquer responsabilidade uma vez que se escondeu em uma sala segura, blindada e impossível de ser invadida por quem quer que seja. É um dispositivo de segurança necessário desde que navios são alvos constantes de ações de piratas. Essa tática já evitou que pelo menos outros 4 navios fossem capturados pelos bandidos. Estima-se que  22 tripulantes estão no navio.  O assalto para libertar o petroleiro ocorre com a invasão da tropa no navio sequestrado e há troca de tiros. Os soldados russos, matam um, prendem todos os outros e libertam os tripulantes. Os prisioneiros vão ser levados para Moscou onde vão enfrentar a acusação de pirataria . apesar da presença de forças internacionais,20 embarcações estrangeiras e  400 tripulantes estão nas mãos dos piratas somalis, que infestam as rotas de comercio da região. Até agora  ninguém imaginou  que possam jogar o petróleo no mar para contaminar as praias do Iêmen

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - www.herodoto.com.br     https://herodoto.com.br/livros-publicados/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.