Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sua maior diversão como militar é dançar com as garotas mais animadas do baile. O seu uniforme é o principal cartão de visitas nas festas. O destino do jovem é ficar na capital e lá conquistar um lugar ao sol. É originário do interior do estado e de uma família da baixa classe média, e conclui que as oportunidades de subir na vida se concentram na grande cidade. Aparentemente nada tem que possa dizer que um dia vai se dedicar à política. Não tem cacife para isso, mas as coisas podem mudar com o tempo e quem sabe conquistar uma vaga como deputado. As transformações políticas com a implantação de uma ditadura abrem condições para uma nova leva de políticos que almejam os votos. O jovem, agora  ex-militar, alista-se em um partido político conservador, ligado especialmente aos grandes proprietários de terras e começa sua carreira política. Para amigos jura que nunca teve a intenção de se juntar aos políticos mais conservadores e dominantes do Brasil. Com a volta da democracia e das eleições para presidência da república tudo pode acontecer, até mesmo a vitória de alguém desconhecido do eleitorado fora do seu estado natal.

A eleição presidencial é o primeiro  teste para as forças políticas do país desgastadas com o debate político que se segue com a saída do titular e a posse do vice-presidente da república. O clima se torna intensamente insustentável diante da separação dos  dois maiores partidos que repartiram a presidência durante 4 anos. Não há mais possibilidade de acordo. Uns chamam os outros de traidores, golpistas, entreguistas, aliados ao capital internacional e por aí vai. O fortalecimento do aparato estatal, com criação de novas empresas sob o domínio do Estado é pelo menos um ponto de convergência entre as forças políticas consideradas conservadoras e progressistas. Ou melhor, uma convivência pacífica entre partidários do capitalismo e do socialismo. Para fortalecer a chapa presidencial, opta por escolher um candidato a vice gaúcho. Uma conciliação entre um candidato do sudeste e um vice do sul. Uma força considerável levando-se em conta a concentração maior de eleitores nestas duas regiões do Brasil.

A campanha presidencial se transforma em um tabuleiro de xadrez, no qual os candidatos precisam demonstrar agilidade e traquejo político para atrair mais aliados e eleitores. Já não se fala mais de uma candidatura de “união nacional.” A origem do  vice assusta parte da burguesia nacional temente de uma onda crescente de estatização da economia e a influência dos sindicatos. Juscelino Kubistchek de Oliveira banca a escolha do ex-ministro do trabalho de Getúlio Vargas, João Goulart. Este também é estancieiro gaúcho. A campanha tem como mote “ cinco anos em cinco” e a transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília. A capital da esperança como gosta JK de se referir a ela. O governo se mostra conciliador, anistia a todos, especialmente militares, atrai o capital internacional para investir na indústria automobilística e ressuscita o slogan “ governar é abrir estradas. Por outro lado, rompe como o FMI que alerta para a gastança e a inflação à vista. Brasília quebra o caixa do governo. Mas JK é  bom de marketing, continua um bom dançarino nas casas noturnas do Rio e amigos de boêmios cariocas como escritores e artistas. Deixa-se fotografar em aviões e carros e ganha o titulo de Presidente Bossa Nova, música de autoria de Juca Chaves. Passa as chaves do cofre federal para o sucessor Jânio Quadros. O cofre está vazio.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista - Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.