Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O suplente é o pivô da crise. A constituição brasileira abriga mais uma jabuticaba, cada senador tem direito a dois suplentes. São três senadores e seis suplentes por estado. Vale também para o distrito federal . Eles sonham com o momento que vão assumir o mandato e garantir visibilidade para um outro vôo político e as benesses garantidas com o bolso do contribuinte, como ajudas de custo, plano de saúde e odontológico. Mas para isso  precisa ficar como titular do mandato durante um determinado período, como é costume no senado federal. Geralmente o primeiro suplente é um desconhecido empresário que não tem voto, mas tem dinheiro. Banca a campanha, ou melhor compra a suplência, e depois negocia qual o período que vai senatoriar a seu favor e aos que representa. Não há pressa, o mandato é de oito anos e há tempo suficiente para que o cargo seja irmanamente dividido entre o financiador e o financiado. É um jogo que tem o beneplácito da mais recente constituição brasileira, a de 1988. Por que não um só senador por estado sem nenhum suplente? Ninguém quer assumir a paternidade dessa jabuticaba.

A sede pelo poder coloca o titular e o suplente em campos opostos. É inevitável. Este arma uma ampla campanha através da mídia para atacar o senador pelo estado do Rio de Janeiro. Planta notícias que atacam o passado do senador e sugerem que tem ligação com as milícias que dominam os morros da capital do estado. Teria referendado um acordo tácito com a bandidagem para que não descessem dos morros e não atacassem a classe média ilhada nos prédios à beira mar. Como uma pessoa como essa poderia ser senador da república.? Nem mesmo com o apoio de seu tutor, detentor de grande apoio popular e dos votos no estado. Era um vira casa, um político sem caráter, que merecia uma investigação mais profunda da Polícia Federal ainda que protegido pela toga senatorial. A guerra fica cada vez mais intensa com a formação de blocos de apoio de lado a lado. O suplente conquista aos poucos a máquina burocrática do partido e tem mais armas para congelar a ação do titular. Quem vai levar a melhor nessa disputa política ninguém sabe.

O acordo é que financiador receberia em troca ao financiamento do titular metade do mandato. Quatro anos para cada um. Contudo o senador teria que pedir afastamento para que o suplente assumisse , mas isso ele descarta totalmente. A questão é que o senador admite que daria ao financiador os dois últimos anos de mandato e não quatro como espalhava o suplente. Sem acordo resta uma guerra de versões que envolve políticos de vários matizes, da esquerda e da direita. O senador Saturnino Braga diz que sofre um linchamento político, mas que não abre mão de sair na rua. Repara que as pessoas fazem piadinhas e sente o desprezo da população. Argumenta que a mudança dos ventos políticos impedem que abra mão de parte do mandato para o suplente Carlos Luppi, o novo dono do PDT -  o Partido Democrático Trabalhista -  fundado por Leonel Brizola. Os melhores suplentes de senadores são filho, filha, esposa ou sócios de atividades comuns. Alguém de confiança que não mude de lado e não espalhe boatos que possam pôr em risco o mandato do titular.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - hbarbeiro@recordtv.com.br  -  www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.