Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os partidos políticos são capitaneados por poucos. É raro um debate no Congresso Nacional onde se discute planos de governo. Geralmente os parlamentares são movidos por lobbyes poderosos e generosos para bancar as campanhas eleitorais. É comum nas cidades do interior do Brasil e nos bairros periféricos das grandes cidades, a figura do cabo eleitoral. Até o nome lembra a hierarquia regional onde o líder maior é chamado de coronel. Herança dos tempos antigos. Os cabos eleitorais tem o maior interesse na reeleição do político local, ou alguém que ele indique, geralmente de sua família. Afinal defendem os seus empregos  pagos com o dinheiro dos impostos. Eles se desdobram em conseguir votos e não poupam nem mesmo o trabalho de copiar o resultado das urnas para atestar se aqueles que prometeram apoiar o seu candidato cumpriram o que barganharam. Churrasco, pequenos presentes, apresentações para hospitais públicos, furar uma fila para obter uma casa em algum bairro popular, entre outras coisas. Mas o que o eleitor gosta mesmo é receber algum dinheiro. E ele não falta. Dia de eleição é dia de festa e para isso é preciso ter caminhões que possam transportar o gado, ou melhor o eleitor até a seção eleitoral.

Não se sabe exatamente o que os partidos políticos defendem. Um deles é carimbado como defensor da oligarquia rural, os grandes proprietários de terras. A agricultura representa o principal item da pauta das exportações e garante os dólares na balança comercial. Outro se diz defensor dos trabalhadores urbanos, especialmente os operários. Seus dirigentes se mantém no controle da burocracia partidária e sindical. Estão na oposição de qualquer governo que não diga claramente que defende um aumento do salário mínimo e ações públicas que proponham uma divisão mais igualitária da renda e a diminuição da distância entre os ricos e os pobres. Não sabem como isso pode ser efetivado, mas é uma narrativa popular. Um dos presidentes mais populares da história da república é oriundo desse núcleo político. Resta o partido que se auto denomina defensor do liberalismo, do livre mercado, e não assume abertamente que é um aglomerado de direita. Financia campanhas pela família, contra o aborto, apoio a religião e combate a qualquer manifestação que se assemelhe ao credo comunista.

Há um festival de criação de partidos. Além dos 14 registrados, há pelo menos mais 83 na lista de espera para a legalização. Todavia são poucos os partidos de alcance realmente nacional. Durante um bom tempo da história da república eles eram organizações regionais. O poder executivo está de olho nas manifestações populares contra o governo. Grandes passeatas de estudantes eclodem nas princioais cidades lideradas pelos estudantes. O poder discricionário é ativado mais uma vez. A linha dura do grupo que tomou o poder em 1964 não quer permitir a posse dos eleitos se vierem da oposição. O presidente Castelo Branco, acossado pela ala radical, para evitar sua destituição da presidência  da república acata a imposição de mais um ato institucional. Desta vez ele extingue todos os partidos políticos e cria apenas dois ARENA E MDB. Mais uma vez o critério de estar na situação ou oposição nada tem a ver com programas partidários. Os políticos aderem a um ou outro de acordo com as suas conveniências locais. O bipartidarismo é criado de cima para baixo. Nada tem a ver com o sistema americano ou britânico. A diferença é que desta vez o poder real está nas mãos do grupo civil e militar que derrubou o presidente constitucional João Goulart.

Heródoto Barbeiro é  jornalista do `Portal R7, Record News e  Nova Brasil fm  - herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.