Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A urna é a principal suspeita. Os perdedores encontram um culpado pela derrota sofrida na eleição. Há fraude, proclamam. Atestam que a urna eleitoral não é indevassável e por isso os manipuladores podem impor o resultado das eleições e manter os grupos oligárquico no poder. Outra evidência é a lentidão com que os resultados são divulgados, prova que os votos são contados e recontados até que apareça o resultado que lhes interessa. Afinal é preciso justificar toda a dinheirama investida no pleito e o que os investidores esperam é a vitória de seus aliados. Por outro lado os que tiveram seus nomes divulgados como os primeiros vencedores resistem e devolvem a acusação de fraudadores para os que duvidam da idoneidade do processo eleitoral e das urnas. Isto esconde a disputa pelo poder no Brasil, que tem como base o domínio do poder local. Ele é a base da pirâmide que passa pelo controle dos estados e culmina com a posse do poder federal, que mesmo com a garantia da constituição da autonomia dos estados, acumula um grande poder. Tudo passa pelas mãos do presidente da república.

Não há divergência sobre o tipo de cédula que se deve adotar para a escolha dos prefeitos, governadores e presidente.  O voto de papel é confiável. É uma cédula física, onde aparece o nome por inteiro do candidato, do seu partido político  e se houver qualquer fraude é facilmente identificável. Caso haja divergência na contagem dos votos, é possível uma rápida recontagem, para isso as cédulas usadas na eleição devem ser guardadas durante um  tempo e só depois de passado o prazo de recurso serem destruídas. Assim, dizem os arautos do sistema eleitoral vigente, preserva-se a lisura do pleito, o direito do eleitor ter a sua escolha política preservada. Isto é a base da democracia republicana. O que está por trás de tudo isso é um sistema que tem como meta manter o poder nas mãos de poucos. Aparentemente se submetem à vontade popular, mas a realidade é que encenam uma falsa democracia para que tudo mude e fique tudo como está. É uma farsa política. Através dela há o domínio do Estado  em seus diversos patamares e a utilização do seu potencial para benefício de poucos, das oligarquias estaduais. É uma das explicações porque os partidos não se batem por   mudanças reais, está bom do jeito que está. Eles são organizações de cunho local e regional e não tem programa, ideologia nem compromisso a não ser com a demagogia, divulgada durante as campanha eleitorais.

A política está restrita a cada quatro anos,  tempo do mandato dos eleitos.  Depois disso desaparece das ruas e se fecha  nos conchavos dos grupos dominantes, nos almoços e jantares para poucos e nas reuniões regadas com bebida importada, onde decidem o que fazer com o país. Daí a importância da eleição, urna, campanha eleitoral e principalmente garantir a vitória dos aliados a qualquer custo. Mesmo que tenham  que fraudar o processo eleitoral. A mecânica é simples, o chefe local se incumbe de dar  suporte para instalação dos locais de votação, seus jagunços “garantem a ordem”, providenciam o transporte  dos eleitores até o local onde podem exercer o direito de escolha. Desde que seja do indicado do oligarca. O dia da eleição é uma festa cívica. Troca de favores, pedidos atendidos e por atender, direito a ser recebido pelo coronel com sorriso, pinga, churrasco, beijinho nas crianças e promessas de atendimento de pedidos. Se possível um cargo no funcionalismo público para o filho mais velho. Só homens alfabetizados votam. Têm que escrever o nome do candidato oficial, se tiver dificuldade tem a ajuda de um servidor do coronel que segura sua mão para  que assine o seu nome no registro de presença. Por isso a eleição é chamada de “bico de pena”, a caneta azul da República Velha. Tudo a descoberto, transparente, visível, democrático e sem fraude na contagem dos votos, uma vez que são contados antes mesmo de serem depositados na urna. O sistema sobreviveu até o movimento de 1930.

Heródoto Barbeiro é  âncora do Jornal da Record News em multiplataforma.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.