Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ibiporã dará início a sua programação natalina neste sábado (05) com a abertura do Natal Luz, às 20 horas, na Praça Pio XII (em frente a Igreja Matriz). O evento promete encantar toda a família com apresentações artísticas da Troupe Tangará, de Londrina, chegada do Papai Noel e premiação dos 20 alunos que mais arrecadaram garrafas pet para a confecção de arranjos natalinos que enfeitam a cidade. Este ano quase 140 mil garrafas pet foram arrecadadas, recorde de doações desde o início do projeto, em 2009. Cerca de sete mil pessoas são esperadas para o evento, que integra as comemorações pelos 68 anos de emancipação política de Ibiporã.

O “Natal Luz” na Praça Pio XII acontece até 21 de dezembro, com uma extensa programação artística, tais como apresentações de escolas de música, shows musicais, cantata de natal, ballet  e teatro. Também haverá barracas de gastronomia.

O “Natal Luz” é uma promoção da Prefeitura Municipal de Ibiporã, Escola de Formação e Cidadania da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Cultural.

Decoração

Por mais um ano, ruas, rotatórias, prédios públicos e a Praça Pio XII estão recebendo a já tradicional decoração natalina confeccionada com garrafas pet. Cerca de 50 mil se transformaram em quase 500 enfeites.  São árvores, anjos, bonecos de neve, luminárias, velas, papais noéis, guirlandas feitos de material reciclável. À noite, os arranjos ficam ainda mais bonitos por conta da iluminação especial. Na Praça Pio XII, o destaque é a casinha do Papai Noel, na qual foram utilizadas 15 mil garrafas pet. Todas as noites o "bom velhinho" recebe as crianças no interior de sua residência, decorada com cama, poltrona, presentes e até um pinheirinho.

Desde 2009 a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) é responsável pela decoração de Natal do município. A preparação começa no início do ano, quando alunos das escolas municipais e comunidade são convidados a arrecadar garrafas pet para a decoração. A confecção dos enfeites começa em julho, e envolve educadores, alunos, funcionários da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da APMIF. Na reta final, os trabalhos ganham o reforço de funcionários da Prefeitura e do Samae.

De acordo com a coordenadora do projeto e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, a participação dos alunos na confecção da decoração natalina de Ibiporã está inserida no programa de aprendizagem da Esforci. "O projeto socioeducativo além de trabalhar a cooperação, o espírito em equipe, a disciplina e responsabilidade com os alunos também incentiva a cidadania e educação ambiental, estimulando os cidadãos a assumirem responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem", justifica Eliana. Para envolver ainda mais os educandos, os educadores estabelecem metas a serem alcançadas.

Por questões econômicas e ecológicas, as estruturas de decorações utilizadas em natais anteriores são reaproveitadas. "Renovamos os enfeites limpando e lavando as peças, repintando, fazendo um novo acabamento", explica a e coordenadora do projeto.

Comitivas de cidades paranaenses e de outros estados têm visitado Ibiporã para conhecer o projeto social, que trabalha a questão da sustentabilidade e serve como atrativo turístico e comercial. A decoração com garrafas pet também vem sendo utilizada em outras datas comemorativas, como Páscoa, Festa Junina Municipal e Primavera.

Campanha de Natal

A partir de sábado a APMIF estará arrecadando brinquedos novos e outros presentes, como por exemplo, jogos e material escolar para serem doado as crianças que deixarem cartas na casinha do Papai Noel.

Segundo a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, a iniciativa de ampliar o número de crianças atendidas e proporcionar uma Natal mais feliz a elas. “Diversas cartinhas foram entregues ano passado na casinha do Papai Noel, pedindo brinquedos e também material escolar. Vimos que era possível atender aqueles pedidos e proporcionar a entrega deles para as crianças de Ibiporã”, justifica Eliana.

Os brinquedos e materiais escolar foram doados em 2015, com recursos da própria APMIF e doação de pessoas que souberam da ação da instituição. “Estamos ampliando a campanha porque acreditamos que mais cartas serão escritas ao Papai Noel este ano, devido ao recebimento dos presentes no Natal passado”, afirma a presidente de honra da APMIF. “Pedimos a colaboração de toda a cidade em fazer desta época a mais feliz na vida das nossas crianças, porque o Natal é uma época mágica, aonde a esperança se renova, juntamente com os votos de felicidade e de um amanhã melhor”, complementa ela.

As doações podem ser entregues até o dia 21 de dezembro, na barraca da APMIF (Praça Pio XII).

Programação/Natal Luz de Ibiporã

05/12 – ABERTURA DO NATAL LUZ COM APRESENTAÇÃO DA CIA. CIRCO TANGARÁ/ CHEGADA DO PAPAI NOEL

06/12 – APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA – DAVID STÚDIO

07/12 -  APRESENTAÇÃO  CIA. EB DE TEATRO E CORAL DO COLÉGIO SONIA MARCONDES

08/12 – APRESENTAÇÃO DO GRUPO SOLIDARIEDADE SEMPRE

09/12 – APRESENTAÇÃO DO BALLET DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE IBIPORÃ

10/12 – APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE IBIPORÃ

11/12  - APRESENMTAÇÃO DA IGREJA ESPAÇO VIDA

12/12 – APRESENTAÇÃO DO GRUPO MARANATHA

13/12 – APRESENTAÇÃO GRUPO DA FAZENDA ESPERANÇA

14/12 – APRESENTAÇÃO DA APAE

15/12 – APRESENTAÇÃO DA ESCOLA  DE FORMAÇÃO (APMIF)

16/12 – APRESENTAÇÃO DO CORAL SERTANEJO

17/12 – APRESENTAÇÃO DA BANDA AVALON

18/12 – APRESENTAÇÃO DA REDE JOVEM

19/12 – ESCOLA DE DANÇA JÉSSICA LEON

20/12 – APRESENTAÇÃO DA CANTATA DE NATAL DA FUNDÇÃO CULTURAL COM O MUSICISTA E ORQUESTRA RONEY MARCZAK  EM FRENTE A IGREJA MATRIZ

21/12 – APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA VIVART

*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

Núcleo de Comunicação Social-PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.