Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação, direcionada às famílias de alunos inclusos na rede municipal de ensino, será promovida periodicamente

No último sábado (21), a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Assessoria de Educação Especial e Inclusiva, realizou o primeiro "Café com Inclusão", projeto iniciado na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A ação, que contou com a presença de pais, vereadores e do prefeito José Maria Ferreira, promoveu, além de um café para interação entre poder público e comunidade, uma roda de conversa, que acolheu, em dois períodos as famílias de alunos inclusos na rede municipal de ensino, reforçando o compromisso firmado pela administração de avançar sem deixar ninguém para trás.

Na oportunidade, o prefeito José Maria Ferreira registrou: “é essencial contarmos com uma equipe preparada, orientada e com condições adequadas para promover o que muito valorizamos, o ensino humanizado. A rede municipal de ensino de Ibiporã há anos tem sido organizada para protagonizar momentos que registrem o crescimento do aluno de maneira envolvente, a escola é um lugar onde se recebe e se compartilha conhecimento e experiências, e lá devemos estar prontos para receber e atender às crianças e às famílias com respeito, empatia e principalmente, inclusão. É cuidar das pessoas, sem deixar ninguém para trás”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário, Antonio Prata Neto, a programação da secretaria de Educação é, a partir de agora, realizar dois “Cafés com Inclusão” a cada semestre, acrescentando na próxima edição, oficinas temáticas com os pais. "A gestão José Maria tem o compromisso de cuidar das pessoas. Precisamos, antes de tudo, ouvir. Ouvir a família do aluno, para juntos prepararmos, com todo amor e acolhimento pedagógico, a melhor inclusão educacional das nossas crianças".

Para Angélica Nati de Souza, mãe de aluno diagnosticado com surdez profunda e autismo severo, a luta por inclusão vem desde 2008. “A roda de conversa foi muito proveitosa e emocionante. Ali me senti à vontade para expressar minhas angústias. Parabéns pela iniciativa! Assim podemos ver uma luz no fim do túnel de lutarmos juntos por direitos iguais”.

Questionada sobre a iniciativa da administração, Alexandra Morais, mãe de aluna da sala especial da escola Maria Inês, afirmou ainda ser necessário lutar pela inclusão nas escolas e reforçou a importância de uma pedagogia individualizada. Para ela, o café teve grande valor no aspecto de demonstração da preocupação da gestão atual em fazer pela pessoa com deficiência e ouvir as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas famílias. “A gestão deve ser parabenizada pela iniciativa, pois é uma gestão sensível à pessoa com deficiência, e percebo que estão dispostos a fazer realmente a diferença”.

Ainda segundo José Maria, a iniciativa de promover o Café com Inclusão é também aproximar o cidadão das ações do Poder Público, promovidas por meio da secretaria de Educação. É aproximar-se das necessidades e atendê-las respeitando suas singularidades, construindo o futuro das crianças por meio de uma Educação de qualidade, com inovação, respeito e inclusão.

Estiveram presentes também a diretora e o vice-diretor da APAE Ibiporã, Marcia Christiane Nakagawa e Jair Justino, o presidente da APADEVI, Osmar Neiva de Rezende, a diretora do CADEVI, Ellen Rantin, a presidente da APASI, Ivete Pereira Semprebom, a diretora do CAESMI, Eliane dos Santos Zefa, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Luiz Chimentão, os vereadores Dieguinho da Furgão, Gilson Mensato, Maria Aparecida Galera e Rafael Eik Ferreira e a Presidente de Honra da APMIF, Dra. Eliana Eik Borges Ferreira. 

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.