Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 1.700 alunos das escolas municipais de Ibiporã ocuparão nesta segunda, terça e quarta (27, 28 e 29) o palco do Cine Teatro Padre José Zanelli para apresentar os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano dentro do programa “A União Faz a Vida”, realizado pela instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP.

A proposta do ‘A União faz a Vida’ é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" foi apresentado em 2014 e desde então é desenvolvido em mais de 20 escolas. "A iniciativa veio ao encontro da nossa proposta pedagógica, no sentido de unir, cooperar, fazer com que a criança entenda a razão das coisas e assim só vem crescendo", ressaltou a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

“Nosso objetivo é aumentar ainda mais esse trabalho, atingindo mais alunos porque o resultado é compensador. Com essa metodologia, os alunos realmente se envolvem na construção do conhecimento”, comenta o gerente da agência de Ibiporã, Rosiel Martins.

Os eventos de culminância começaram em setembro e prosseguem até dezembro, nas cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná e Leste Paulista, onde a cooperativa atua. Atualmente, o programa alcança 29 municípios, com atendimentos prestados a mais de 160 escolas, 23 mil crianças e adolescentes e dois mil professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 219 mil alunos, 18 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 274 municípios.

NC/PMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios