Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Três mil litros de leite foram arrecadados por alunos das escolas e CMEIs que participam do programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido em parceria com a Cooperativa Sicredi União PR/SP

Cooperação, cidadania e solidariedade. A Rede Municipal de Ensino de Ibiporã novamente se mobilizou em prol de uma ação solidária, por meio do programa “A União Faz a Vida”, realizado em parceria com a Cooperativa Sicredi União PR/SP, e arrecadou três mil litros de leite integral para o Hospital Cristo Rei de Ibiporã (HCR). A entrega ocorreu na última sexta-feira (12), no auditório dos pioneiros, localizado na Secretaria Municipal de Educação, e contou com as presenças de secretários municipais, assessores da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Sicredi, do HCR, e diretores, coordenadores e um aluno de cada uma das 28 instituições de ensino que participaram da campanha, realizada entre os dias 21 de março e 5 de abril.

Agradecendo a mobilização de todos, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, ressaltou a importância do envolvimento dos alunos em ações solidárias. “A nossa gratidão é enorme, tanto com a rede de educação, que providenciou esta campanha junto com o hospital, mas também com os pais, que entenderam a dimensão do gesto e se dispuseram a colaborar. É um momento abençoado, de formação de valores nestas crianças, porque aprendem desde pequenas que fazendo a sua parte, colaborando com o mínimo que tenham, quando juntas tornam-se grandes e fazem a diferença”,  comentou Margareth. “Quando distribuímos amor, recebemos amor. Parabéns a todos os que se dispuseram a fazer acontecer este projeto”, acrescentou o chefe de gabinete Paulo Zapparoli.

Ao enfatizar que Ibiporã é referência nacional na aplicação do projeto de responsabilidade social, o gerente da agência Sicredi em Ibiporã, Alan Brindarolli de Lima, agradeceu o empenho de todos em mais uma ação solidária. “A palavra hoje é gratidão. Estamos muito satisfeitos em constatar que o “União Faz a Vida” está cumprindo o seu propósito de auxiliar na formação de cidadãos mais colaborativos e compromissados com o bem comum”, disse Lima.

No ano passado, os alunos arrecadaram uma grande quantidade de material de limpeza e higiene que foram doados ao Cristo Rei e ao Lar Padre Leone (asilo).

O interventor do HCR, Ralph Barbosa, destacou que a quantidade de leite arrecadada suprirá as necessidades do hospital por seis meses, visto que a unidade consome mensalmente de 450 a 500 caixas de leite integral.  “Quando pessoas e entidades unem forças, o resultado não pode ser outro. A secretária Margareth Coloniezi e a direção do Sicredi estão de parabéns pela iniciativa. Não posso deixar de agradecer ainda aos professores envolvidos nas salas de aula e as crianças, que aprendem desde cedo que doar faz bem”, concluiu Barbosa.

“A União Faz a Vida”

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido em 28 escolas, atingindo cerca de 5.800 alunos, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, e mais de 200 professores.  A proposta é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados dos trabalhos realizados a longo do ano.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.