Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, estão empenhados na promoção do projeto “Doe Vida”, cujo objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da doação de sangue. O projeto é uma iniciativa da professora Sandra Pelisson e complementa o conteúdo sobre os órgãos e aparelhos do corpo humano – Sistema Circulatório, que está sendo visto nas aulas de Ciências.

 O encerramento do projeto será na próxima segunda-feira (10), quando uma equipe do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) estará com um ônibus estacionado em frente à escola, das 8 às 12 horas, para coleta de sangue dos doadores. “Além de consolidar o conhecimento aprendido em sala de aula, o projeto visa conscientizar alunos e população sobre a importância de um gesto simples e solidário que ajuda a salvar vidas”, explica Sandra.

Segundo a professora, o projeto está mobilizando toda a escola na divulgação da iniciativa e captação de um grande número de doadores.

PROJETO DOE VIDA

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professor Carlos augusto Guimarães estão desenvolvendo um projeto sobre a importância da Doação de sangue.

Ø  POR QUE DOAR?

É um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém, e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só pra você!

Ø  QUEM PODE DOAR?

Antes de fazer sua doação, veja aqui uma lista de critérios para ser doador. Mesmo não sendo doador, você pode promover!

Ø  PARA SER DOADOR

Doar sangue é um ato voluntário, que pode salvar até 3 vidas. Porém, existem algumas condições básicas para ser um doador:

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos; O candidato com idade entre 16 e 17 anos deve estar acompanhado de um dos pais.

Gozar de boa saúde;

Estar alimentado;

Pesar acima de 50 quilos;

Apresentar um documento de identidade com foto;

Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;

Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;

Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;

Evitar fumar 2 horas antes da doação;

Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);

Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação ;

Já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.

Quando você doa sangue são realizados testes para identificar doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela transfusão de sangue: Hepatites B e C, Sífilis, HIV, HTLV, Doença de Chagas.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios