Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, estão empenhados na promoção do projeto “Doe Vida”, cujo objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da doação de sangue. O projeto é uma iniciativa da professora Sandra Pelisson e complementa o conteúdo sobre os órgãos e aparelhos do corpo humano – Sistema Circulatório, que está sendo visto nas aulas de Ciências.

O encerramento do projeto será na próxima segunda-feira (10), quando uma equipe do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) estará com um ônibus estacionado em frente à escola, das 8 às 12 horas, para coleta de sangue dos doadores. “Além de consolidar o conhecimento aprendido em sala de aula, o projeto visa conscientizar alunos e população sobre a importância de um gesto simples e solidário que ajuda a salvar vidas”, explica Sandra.

Segundo a professora, o projeto está mobilizando toda a escola na divulgação da iniciativa e captação de um grande número de doadores.

PROJETO DOE VIDA

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professor Carlos augusto Guimarães estão desenvolvendo um projeto sobre a importância da Doação de sangue.

Ø  POR QUE DOAR?

É um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém, e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só pra você!

Ø  QUEM PODE DOAR?

Antes de fazer sua doação, veja aqui uma lista de critérios para ser doador. Mesmo não sendo doador, você pode promover!

Ø  PARA SER DOADOR

Doar sangue é um ato voluntário, que pode salvar até 3 vidas. Porém, existem algumas condições básicas para ser um doador:

·         Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos; O candidato com idade entre 16 e 17 anos deve estar acompanhado de um dos pais.

·         Gozar de boa saúde;

·         Estar alimentado;

·         Pesar acima de 50 quilos;

·         Apresentar um documento de identidade com foto;

·         Ter dormido pelo menos 6 horas na n

·         oite anterior à doação;

·         Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;

·         Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;

·         Evitar fumar 2 horas antes da doação;

·         Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);

·         Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação ;

               ·         Já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.

Quando você doa sangue são realizados testes para identificar doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela transfusão de sangue: Hepatites B e C, Sífilis, HIV, HTLV, Doença de Chagas.

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.