Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No fim de semana, criminosos destruíram uma porta e furtaram do acervo histórico dois objetos doados por pioneiros locais. Espaço é cercado e tem monitoramento e alarme

Uma cena triste chocou as funcionárias do Museu do Café e consternou toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo neste final de semana. Ladrões entraram por uma janela e arrombaram a porta principal do museu (que é a antiga estação ferroviária da cidade). Além da invasão e do dano ao patrimônio público, roubaram uma espingarda e um rádio antigo (doado pela família Chernev) que faziam parte da exposição permanente do acervo, que é visitado com freqüência por escolas e turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a história de Ibiporã.

O secretário de Cultura, Agnaldo Adélio, notificou a ocorrência à polícia e será acionado o seguro patrimonial do prédio. O prédio tem alarme monitorado.

O Museu do Café já foi alvo de pixações e furtos anteriores, em 2015, pelas janelas, mas nunca com um arrombamento destas proporções. Em razão das invasões que ocorriam, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo providenciou na gestão passada, em outubro de 2015, o cercamento de todo o espaço da estação ferroviária com grades, o que reduziu os delitos. Tal medida foi adotada também nos espaços do Cine Teatro Padre José Zanelli, do Museu Histórico e de Artes, do Ceforma e do Complexo Cultural, protegendo dessa forma o patrimônio público e histórico que estes prédios representam, além de proporcionar mais segurança aos funcionários, usuários e alunos.

Apesar de contarem com poucos funcionários, a estrutura física dos museus de Ibiporã é exemplo para muitas cidades e eles vêm recebendo manutenção permanente, afirma o secretário de Cultura, Agnaldo Adélio. Os espaços estão bem cuidados e foram recém reformados entre 2010 e 2012: tanto o Museu Histórico, quanto o Museu do Café passaram por reformas executadas pela Prefeitura, com recursos federais e contrapartida do Município.

O arrombamento deste final de semana, conforme mostram as fotos, é uma cena lamentável num espaço histórico que é tão querido pelos ibiporaenses. A Secretaria de Cultura faz um apelo a quem vir algum destes objetos que foram furtados ou presenciar a ação de vândalos nestes locais, favor ligue para os telefones 3178-0215 e 3178-0216 e denuncie, pois as providências serão tomadas.

Jaime Kaster/ SMCT

Clique nas fotos para ampliar

Fotos: Cida Ribeiro/ SMCT
Fotos: Cida Ribeiro/ SMCT
Fotos: Cida Ribeiro/ SMCT

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios