Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração Municipal informa que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) voltou a ser feita em Ibiporã. O município ficou desassistido do serviço, após mudança no sistema para confecção do documento anunciada em dezembro 2014, pelo Ministério Trabalho. Com o objetivo de integrar as informações em um único sistema em todo o país e evitar fraudes, o novo procedimento é digital. A coleta das impressões digitais, assinatura e fotografia são informatizadas.

De acordo com Oswaldo Kondo, secretário da Junta Militar,  a nova diretriz do Ministério do Trabalho para a confecção da CTPS é uma exigência em todo o território nacional. "Todos os municípios do país que oferecem o serviço estão tendo que se readequar ao novo sistema", explica ele. "Aqui na nossa região, atualmente, apenas Londrina e Ibiporã estão oferecendo o serviço informatizado", expõe ele.

Por determinação do Prefeito José Maria, através da licitação , na modalidade Pregão Presencial 103/14, que teve abertura em 08 de dezembro de 2014, a Administração Municipal investiu mais de R$ 5 mil nos equipamentos necessários para prestar o serviço: a mesa digitalizadora para coleta de assinatura, leitor biométrico de impressão digital e a webcam para ser usada na emissão da Carteira de Trabalho.

"Estamos buscando modernizar e aparelhar as estruturas e serviços prestados pelo município para que efetivamente possamos dar boas respostas à população", garante o prefeito. "A emissão de documentos é uma necessidade de todos os cidadãos, assim como a Carteira de Trabalho, o município e oferece o Registro Geral (RG) e o Alistamento Militar", acrescenta José Maria.

Conforme Kondo, a procura pelo documento está alta no município. "Durante o dia as pessoas estão vindo fazer o documento, entretanto, como também fazemos o alistamento e temos prazo até junho para terminar, a Carteira de Trabalho está sendo feita no período matutino e o alistamento na parte da tarde", esclarece.

Pessoas a partir de 14 anos podem fazer a CTPS gratuitamente. Os interessados devem procurar a Junta Militar, no piso térreo da Prefeitura, entre as 08 e 11 horas.

O secretário da Junta Militar ressalta que o novo sistema exige que o cidadão apresente mais documentos na hora de requerer a CTPS. 

Confira:

Solteiro com menos de 18 anos: Certidão de Nascimento, RG e CPF.

Solteiro com mais de 18 anos: Certidão de Nascimento, RG, CPF e Título de Eleitor.

Casado: Certidão de Casamento RG, CPF e Título de Eleitor.

Divorciado: Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio, RG, CPF e Título de Eleitor.

Viúvo: Certidão de Casamento, Atestado de Óbito RG, CPF e Título de Eleitor.

A Carteira de Trabalho fica pronta em aproximadamente 20 dias e somente o requerente poderá retirá-la.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.