Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Chegada do Papai Noel marcou a abertura oficial do Natal na Praça Pio XII

Ibiporã abriu oficialmente as comemorações do Natal de Paz e Luz 2021 no último final de semana. No sábado (04) à noite um grande público reuniu-se na Praça Pio XII para acompanhar a inauguração da decoração natalina, com o acendimento das luzes dos enfeites, a chegada do Papai Noel, show de fogos de artifício e a apresentação do maestro e violinista londrinense Roney Marczak e convidados.

O evento contou com as presenças do prefeito José Maria Ferreira, da vice, Mari de Sá, da presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Luiz Chimentão, demais vereadores, secretários municipais, autoridades religiosas e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi).

Em suas falas, as autoridades ressaltaram que este ano o Natal possui um significado ainda mais especial devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. “Apesar de não ter acabado, a pandemia nos desafiou muito nos últimos meses; passamos por um período crítico e este é um momento de esperança. Que as pessoas possam, com segurança, não esquecendo o uso da máscara e álcool 70%, compartilhar alegrias, bons momentos e criar memórias. Que possamos celebrar o nascimento de Jesus, e que Ele nos traga bons sentimentos, mudando nossa vida para melhor!”, desejou Eliana Eik.

 “Queremos viver o espírito natalino com paz e luz, nos encontrar novamente, fortalecer nosso comércio, nossa economia e seguir adiante. Somos família ibiporãense, somos fortes. Queremos e vamos viver juntos este e muitos outros momentos especiais. A pandemia nos desafiou, nos trouxe dias difíceis, mas não desistimos e seguimos firmes. Assim vamos continuar, com sabedoria, cuidado e coragem, juntos outra vez”, enfatizou o prefeito José Maria Ferreira.

O ponto alto da celebração foi a recepção ao “Bom Velhinho”, que chegou à Praça Central de trenó puxado por um trator recém-adquirido pelo governo municipal, e que será utilizado em benfeitorias para o município. Muito simpático, Papai Noel cumprimentou a todos e se dirigiu para uma casinha especialmente construída pelos servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) para que ele possa receber os visitantes até o dia 22 de dezembro. A casinha do Papai Noel fica aberta ao público diariamente das 20 às 22 horas.

No domingo (05) a animação ficou por conta de Fabiano Santos e banda, de Rolândia.

Atrações na Praça Pio XII até 22 de dezembro

Para celebrar o reencontro das famílias após quase dois anos de pandemia de Covid-19, a Secretaria de Cultura preparou uma vasta e variada programação artística. As apresentações ocorrerão até o dia 22 de dezembro,  a partir das 20 horas, na Praça Pio XII. Haverá shows de bandas locais, apresentações musicais de igrejas evangélicas, corais de grupos atendidos pela SMCT e da Paróquia Nossa Senhora da Paz, teatro, dança, projeção mapeada na fachada da Igreja Matriz, dentre outras atrações. Na próxima quarta-feira (08), às 20 horas, acontecerá um grande desfile natalino pelas ruas centrais de Ibiporã. Organizado pela SMCT, envolverá alunos, funcionários e famílias. “Será uma programação variada de shows e apresentações culturais gratuitas, que aumentará também a circulação das pessoas no comércio e na região central da cidade, mas com bastante segurança e tranquilidade. Para isso, contamos com o apoio da Polícia Militar e de várias instituições, que vão nos auxiliar, oferecendo segurança para esse período tão bonito, que é o do Natal”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Muitas dessas apresentações no palco do Natal, informa a secretária, serão oferecidas como uma contrapartida dos artistas, grupos e bandas da cidade que receberam recursos por intermédio do Município, referentes aos editais de 2020 da Lei Aldir Blanc (lei federal), que veio em socorro aos produtores culturais e artistas no momento mais difícil da pandemia, no qual não puderam realizar eventos, espetáculos e se apresentar ao público, devido ao isolamento.

A programação artística do “Natal de Paz e Luz” de Ibiporã pode ser conferida nos sites da Prefeitura – www.ibipora.pr.gov.br e da Secretaria de Cultura – www.cultura.ibipora.pr.gov.br.

Decoração natalina

Um dos atrativos do Natal de Ibiporã é o capricho na decoração. E este ano não está diferente. As equipes das Secretarias Municipais de Cultura, Obras e da APMIF, além de voluntários trabalharam na produção e customização das peças, que estão espalhadas pela cidade, decorando ruas, canteiros, rotatórias, praças e prédios públicos.

Comércio em horário especial

Para aquecer as vendas e permitir uma maior tranquilidade para as famílias poderem fazer suas compras de Natal, o comércio de Ibiporã passará a abrir em horário especial – até as 22 horas –, a partir do dia 8 de dezembro, quando haverá um evento festivo do Natal de Paz e Luz 2021.

Para envolver ainda mais as pessoas no espírito natalino, uma parceria entre a administração municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi) foi firmada para incentivar a decoração natalina no comércio. A entidade vai oferecer uma premiação às lojas que estiverem mais bem decoradas e todas as que aderirem à campanha terão um selo de participação no Natal de 2021. E a Prefeitura divulgará em suas redes sociais e meios de comunicação essas lojas, com fotos da decoração de cada uma.

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ APMIF

Apoio: ACEIBI / Secretaria de Obras/ Parque de Máquinas/ SAMAE/ Secretaria de Saúde / Departamento Municipal de Trânsito/Polícia Militar/ Corpo de Bombeiros / voluntários da APMIF/Jornal União.

NCPMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.