Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Comitê Gestor Integrado de Dengue, formado por membros do poder público e sociedade civil, reuniu-se na última quinta-feira (22) na Prefeitura Municipal de Ibiporã para tratar da prevenção da doença e situação da dengue no município. Participaram da reunião o prefeito José Maria Ferreira, a secretária municipal da Saúde, Leilaine Furlaneto, secretários, servidores municipais das Secretarias de Saúde e Educação, agentes de endemias e Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã (OMEI).

O responsável pelo Setor de Endemias, Luiz Augusto Loredo, apresentou aos convidados o sistema organizacional do serviço de combate à dengue em Ibiporã. “Atualmente, temos 28 agentes de endemias fazendo o trabalho de campo, com visitas às residências, remoção manual dos criadouros, aplicação de larvicida e orientações sobre a importância de manter os quintais limpos, fazendo o descarte correto dos materiais recicláveis e evitando o acúmulo de água. Até agora 37 mil imóveis foram visitados em dois ciclos de trabalho. Pela primeira vez conseguimos fechar o primeiro ciclo nos dois primeiros meses do ano”, informou Loredo. Cada imóvel é visitado seis vezes ao ano.

De acordo com Loredo, nos bairros com maior número de casos registrados (Jardim San Rafael, Bom Pastor, Santa Paula, Vila Beatriz e Vila Esperança) as ações de prevenção e combate à dengue também incluem panfletagem, ações educativas em escolas, empresas e instituições, mutirões de limpeza, bloqueio da transmissão viral em residências com notificações, aplicação de inseticida com UBV costal e pesada (fumacê). “Foram realizados 684 bloqueios e a aplicação de 197 litros de inseticidas”, expôs o coordenador.

Contudo, aponta Loredo, apesar da intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a conclusão dos dois primeiros ciclos antes do prazo previsto, a redução do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), e um começo do ano menos chuvoso, o município enfrenta novamente uma epidemia da doença, tendo registrado, até o dia 22 de maio, 1055 casos notificados com 277 confirmações, segundo levantamento do Setor de Epidemiologia. Estima-se que a cada notificação, outras 10 pessoas estejam doentes. “Costumo dizer que a dengue é complexa, porque não estamos combatendo apenas uma doença grave, mas o DNA de um mosquito cada vez mais forte e resistente aos inseticidas e com alto poder de adaptação a mudanças climáticas. Por isso a necessidade de um planejamento consciente e a implementação de ações eficazes”, ponderou.

A secretária de Saúde e o prefeito José Maria ressaltaram a necessidade da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil para reverter a situação. “De nada adianta o poder público se esforçar para combater o mosquito, se cada um não fizer a sua parte, limpando o seu quintal e realizando o descarte correto do lixo. Gostaria que os aqui presentes transmitissem as orientações às suas áreas de atuação. Juntos somos mais fortes contra a dengue”, assinalaram.

O pastor José Vilande parabenizou o trabalho da Administração Municipal na prevenção e combate à dengue. “Vimos que o poder público não está omisso. Mas a situação é complexa e a população precisa se responsabilizar. Estamos à disposição para auxiliar no que for preciso”, afirmou.

Os convidados receberam panfletos e cartazes para serem distribuídos na comunidade.

Previna-se contra a dengue: 

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo; 

Use repelente; 

Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros; 

Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre; 

 Mantenha as portas fechadas;

 Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão; 

Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc; 

Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas; 

Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

Deixe sempre a caixa d"agua fechada.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Comunicação Social - PMI )

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.