Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todos os anos ibiporaenses e moradores de cidades vizinhas aguardam ansiosos a decoração natalina do município. Desde 2009, ruas, praças, rotatórias e prédios públicos de Ibiporã têm ganhado um colorido especial nesta época do ano com os enfeites de garrafas pet confeccionados por voluntários, alunos, educadores e funcionários da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF).

Para o “Natal Luz 2014” toda a beleza, magia e romantismo do clássico universal da literatura infantil "O Quebra-Nozes", tradicionalmente apresentado em formato de espetáculo de balé no período natalino, serviram de inspiração para a decoração do município. O balé composto por Tchaikovsky também está sendo apresentado por alunos e bailarinos da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), até o dia 19 de dezembro, na Praça Pio XII.

Segundo a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, cerca de 30 mil garrafas pet foram utilizadas na confecção de enfeites, como bailarinas, soldadinhos de chumbo, guloseimas, caixas de presentes, bonecos de neve, pinheirinhos, guirlandas, anjos, velas que decoram principalmente a área central. À noite, os arranjos ficam ainda mais bonitos por conta da iluminação especial. Na Praça Pio XII, o destaque é a casinha do Papai Noel, na qual foram utilizadas15 mil garrafas pet. Todas as noites o “bom velhinho” recebe as crianças no interior de sua residência, decorada com cama, poltrona, presentes e até um pinheirinho.

A preparação para o Natal começa no início do ano, quando alunos das escolas municipais e comunidade são convidados a arrecadar garrafas pet para a decoração. Os 15 estudantes que mais arrecadaram material são premiados na abertura do Natal, que este ano ocorreu em 30 de novembro. Os vencedores ganharam bicicletas, tablets e jogos educativos.

Por questões econômicas e ecológicas, as estruturas de decorações utilizadas em natais anteriores são reaproveitadas. "Renovamos os enfeites fazendo a pintura e modificando a 'cara deles'. Este ano, por exemplo, transformamos a estrutura dos bonecos de neve em ursos", explica Eliana. Um dos objetivos do Natal Ecológico de Ibiporã, conforme a presidente de honra da APMIF, "é resgatar o espírito de Natal e cristão. Procuramos reacender nas pessoas o nascimento de Jesus e o tempo de renovação que iniciará um novo ano. Além, claro, do trabalho de conscientização e retirada dessas garrafas das ruas", afirma Eliana.

O projeto socioeducativo além de trabalhar a cooperação, o trabalho em equipe, a disciplina e responsabilidade com os alunos das escolas também incentiva a cidadania e educação ambiental, estimulando os cidadãos a assumirem responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem.

Comitivas de cidades paranaenses e de outros estados têm visitado Ibiporã para conhecer o projeto social, que trabalha a questão da sustentabilidade e serve como atrativo turístico e comercial. A decoração com garrafas pet também vem sendo utilizada em outras datas comemorativas, como Páscoa e Primavera.

Programação/Natal Luz

Os espetáculos são apresentados em dias alternados:

MUSICAL MARY POPPINS

10, 12, 14, 16, 18 e 20 de dezembro - às 20h30

BALLET QUEBRA NOZES

dias 9, 11, 13, 15, 17 e 19 de dezembro - às 20h30

1ª FEIRA REGIONAL DE ARTESANATO

E as atrações não param por aí. Ibiporã terá pela primeira vez uma grande feira de artesanato para que você possa presentear neste Natal.

É a 1ª Feira Regional de Artesanato, que será de 18 a 21/12, das 14h às 22h, no Salão Paroquial Pio XII (em frente à praça). Uma realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Centro do Artesanato. Reunirá cerca de 100 artesãos de Ibiporã e região, distribuídos em 40 estandes. Durante o evento, haverá também apresentações artísticas e oficinas de artesanato.

Traga sua família, chame os amigos e prestigie esses mágicos que antecedem o Natal. Lembrando que foi montada uma arquibancada para oferecer maior conforto ao público e também há parque de diversões e barracas de alimentação na praça.

O Natal Luz de Ibiporã é uma realização da Prefeitura Municipal, Escola de Formação e Cidadania, APMIF, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Cultural.

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.