Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Gelprime, empresa do grupo Vancouros com sede em Rolândia (PR) e do grupo Viposa com sede em Caçador (SC), anunciou, na terça-feira (20), um investimento de cerca de R$ 300 milhões em um complexo industrial na cidade de Ibiporã.

 “Esse complexo precisava ficar próximo de uma bacia grande, por isso a escolha por Ibiporã por conta da bacia do Rio Tibagi. O Paraná disputou esse investimento com São Paulo, mas devido ao nosso trabalho e do governador Ratinho Junior conseguimos fazer com que complexo seja instalado em nosso Estado gerando 350 empregos diretos, além de outros indiretos ligados à logística e insumos”, explicou o vice-líder do Governo, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

O investimento conta com apoio do Governo do Estado, por meio de um programa de tratamento tributário diferenciado. A assinatura do acordo com a secretaria estadual de Fazendo foi no Palácio Iguaçu e contou com a participação do deputado Cobra Repórter, do governador Ratinho Junior e do presidente da empresa, Edson Vanzella Pereira de Souza.

A companhia produzirá nessa planta colágeno hidrolisado e gelatina para as indústrias farmacêutica e alimentícia. Segundo o presidente da empresa, Edson Vanzella Pereira de Souza, o aporte está dividido em duas etapas. A primeira prevê investimento de R$ 186,8 milhões para produzir gelatina, fase que deve gerar 150 empregos diretos e que foi aprovada no protocolo de adesão com apoio do Estado. O barracão começou a ser construído em abril deste ano, com previsão de inauguração para novembro de 2021.

Em seguida, a Gelprime começará a construção da fábrica de colágeno para atender as indústrias farmacêuticas brasileiras e globais. A estratégia é aproveitar melhor os subprodutos da indústria do couro bovino, como raspas, aparas e recortes, fechando a cadeia produtiva de forma sustentável, sem descartes.

O governador disse que esse investimento atende algumas das prioridades estaduais na economia, como atração de indústrias de transformação, geração de empregos qualificados no Interior e potencial de desenvolvimento de novos negócios. “Nosso maior objetivo é gerar empregos. Isso melhora a vida das pessoas de maneira automática. E a Gelprime vai chegar em produtos finais com alta tecnologia, muita pesquisa e ciência por trás. Vai pegar uma matéria-prima bruta e transformar em produtos com altos valores agregados”, afirmou Ratinho Junior.

A empresa Gelprime, pertence ao grupo Vancouros tradicional no ramo de curtimento de couros no País. É uma companhia de origem paranaense e que emprega atualmente 1,4 mil pessoas no Estado, com previsão de alcançar 2,1 mil com os 350 empregos desse novo complexo e as 400 contratações na planta de manuseio do couro para revestimento de bancos de automóveis, móveis e calçados em Rolândia.

A primeira fábrica terá capacidade para produzir 7 mil toneladas de gelatina por ano. A segunda etapa, da transformação em colágeno, que é um produto com mais tecnologia agregada, vai atingir um mercado em alta no Brasil e no mundo.

A empresa desenvolveu um sistema para romper o colágeno da gelatina para atender as necessidades de absorção do corpo humano. O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar extraído da pele bovina que proporciona firmeza e elasticidade à pele, combatendo o envelhecimento e a flacidez.

Entre as prioridades da empresa estão atender o mercado de gelatinas para remédios/comprimidos, e a venda para gigantes da alimentação, como a Nestlé Kraft, Heinz e Pepsico.

Meire Bicudo e Veruska Barison/com informações e foto da Agência Estadual de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.