Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A chegada da primavera, caracterizada pelo aumento das temperaturas e das chuvas, são condições propícias para o aumento da infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com o aumento do calor, da umidade e das chuvas, o mosquito da dengue se alastra com facilidade e de forma mais rápida. Os ovos, que já eclodem cheios de novos mosquitos, sobrevivem por 480 dias, mais de um ano, e um mosquito infectado sobrevive entre 25 a 40 dias.

Com ações contínuas de prevenção e combate à dengue, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Ibiporã, está em alerta, e desde a segunda quinzena de setembro realiza mutirões de limpeza por toda a cidade visando a remoção de possíveis criadouros do mosquito em materiais que acumulam água e o bloqueio da transmissão viral em residências com notificações. Esta semana as ações concentram-se no centro de Ibiporã e devem se estender por mais 15 dias. "Cerca de 30 agentes de endemias estão visitando as residências, orientando sobre a importância de manter os quintais limpos, fazendo o descarte correto dos materiais recicláveis e evitando o acúmulo de água”, informa o responsável pelo Setor de Endemias, Luiz Augusto Loredo.

Febre chikungunya

O chefe do setor de Endemias alerta que além da dengue, a preocupação este ano é com a febre chikungunya, transmitida também pelo Aedes Aegypti. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Descarte irregular de lixo

O que tem assustado os agentes é a grande quantidade de lixo recolhida na frente das casas, fundos de vale, terrenos baldios e às margens das rodovias. “Não se trata do lixo do dia a dia, mas sofás, móveis eletrodomésticos usados, plástico, que além de se tornarem propícios para a reprodução do Aedes, degradam o ecossistema. Somente nas duas primeiras semanas foram coletadas cinco toneladas de lixo”, afirma Loredo.

Profissionais da Secretaria de Obras realizam frequentemente mutirões de limpeza nos fundos de vale, comumente utilizados para o descarte irregular de lixo. A administração municipal, por meio do Samae, oferece a coleta seletiva em toda a cidade. A Secretaria de Obras recolhe todas as quintas e sextas-feiras, apenas nos bairros do município, até 3m² de entulhos da construção e os destina corretamente. Os munícipes que possuem esses resíduos devem comparecer à Secretaria de Obras, na Prefeitura, para fazer o pedido de recolhimento e pagar a taxa administrativa de R$ 25,92.

Na área central, compreendendo o quadrilátero entre as ruas e Avenidas André Sert, Mário de Menezes, Francisco L. Salinet e Antônio Mártire, é obrigatório o uso de caçambas coletoras, sendo a destinação final destes resíduos por conta das empresas credenciadas. Acima desta quantidade é considerado grande gerador, necessitando o contribuinte dar a destinação final através de empresas credenciadas. As pessoas que forem flagradas fazendo o despejo incorreto nos fundos de vale, podem ser multadas entre R$ 50,00 e 50 mil, de acordo com a Lei 2445/2011. Denúncias anônimas podem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 3178-8400. 

De nada adianta o poder público se esforçar para combater o mosquito, se a população não exercer de fato a cidadania, cuidando do seu espaço e do entorno de sua casa. "Infelizmente, apenas as ações realizadas pelos agentes de endemias não são suficientes para combater a dengue. A população precisa colaborar limpando o seu quintal, fiscalizando o acúmulo de água em brinquedos, garrafas, pneus, sacos de lixo, vasos de planta, bebedouros dos animais. Ao passar o veículo do fumacê, os moradores devem abrir portas e janelas para a nebulização alcançar os mosquitos dentro das residências e empresas”, orienta Loredo.

Até o início da semana Ibiporã estava com 1330 casos de dengue notificados sendo 394 confirmados desde o início do ano, sendo todos autóctones (contraídos dentro do próprio município).

Previna-se contra a dengue

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

 Use repelente;

 Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

 Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

 Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

Mantenha as portas fechadas;

 Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

 Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

 Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

 Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

 Deixe sempre a caixa d'agua fechada.

 Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Agentes de endemias recolhem grande quantidade de lixo. Foto: Maurício Zubinski/PMI

Agentes de endemias recolhem grande quantidade de lixo. Foto: Maurício Zubinski/PMI

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.